Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

SescTV participa do Festival de Cinema Luso-Brasileiro em Portugal

"A Morte e a Morte de Inês", com o ator português Antônio Fonseca. Foto: Divulgação

O canal exibirá interprogramas produzidos durante a edição deste ano do Mirada - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos

O SescTV participa da 18ª edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira com a exibição de sete pílulas, ainda inéditas no canal. Os interprogramas têm duração de 1 a 4 minutos e integram a Mostra Transversalidades do festival, que tem como objetivo promover intercâmbio entre o cinema brasileiro e o português.

Os filmes foram produzidos na oficina Imersão Olho-Urubu - Laboratório Audiovisual SescTV, realizada no Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos, em setembro de 2014, organizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura de Santos, o Conaculta – Consejo Nacional para La Cultura e Las Artes, do México, e a Fundación Teatro a Mil, do Chile.

A oficina permitiu aos participantes, durante todo o Mirada, pensar e discutir sobre a confluência entre o audiovisual e outras linguagens artísticas, como o teatro, e filmar o ambiente da mostra, promovendo intersecção entre a linguagem do teatro e o audiovisual, eliminando as fronteiras entre o documentário e a ficção, entre a arte e a vida.  Toda a vivência aconteceu a partir de imersões nas obras de cineastas como Dziga Vertov, Jean-Luc Godard e Rogério Sganzerla, sob coordenação do dramaturgo e cineasta André Guerreiro Lopes.

Os interprogramas que serão apresentados no festival português são:

Um Pouco mais Feios do que Agora - 4'
Trata de diálogos urbanos e é inspirado no espetáculo Matéria-Prima, da Cia La Tristura - Espanha. Com Candela Recio, Gonzalo Herrero, Irene Paniagua Bolaños e Siro Ouro.

Noturno - 1'
Em linguagem poética, a pílula mostra uma garça observando a lua.

A Morte e a Morte de Inês - 3'
À deriva, o grande poeta. Inspirado no espetáculo Falação d'Os Lusíadas, de António Fonseca - Portugal. Com Antônio Fonseca.

Interlúdio Nórdico - 4'
Inspirado no espetáculo Castigo, do Teatro La Memoria - Chile, fala sobre uma maquete strindberguiana. Com Alexandra Von Hummel, Daniela Ropert, Diego Salvo, Natalia Rios e Rodrigo Soto.

Mire, Veja, Mula - 3'
Aqui não aqui, Cuba. A partir do espetáculo Rapsódia para uma Mula, da Cia. El Ciervo Encantado - Cuba. Com Mariela Brito.

Yerma em Monte Serrat - 6'
Há coisas que nunca mudam, há coisas atrás das coisas. Inspirado no espetáculo Yerma, da JGM Companhia, de João Garcia Miguel - Portugal. Com Sara Ribeiro.

Cacilda Becker ou o Bailado das Sereias Bêbadas - 4'
Santos não é São Paulo nem Brasil, é mar! Inspirado no espetáculo Walmor y Cacilda 64, do Teat(r)o Oficina Uzina Uzona - Brasil. Com Sylvia Prado, Camila Mota e Nash Laila.

Os interprogramas têm produção da Mercúrio e realização do SescTV, e estreiam na programação do canal em 2015.