Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ser Humano, Ser Melhor

Nara Isoda é uma das artistas visuais convidadas do projeto
Nara Isoda é uma das artistas visuais convidadas do projeto

Entre novembro de 2014 e abril de 2015 o Sesc Carmo ocupa a unidade com o projeto Ser Humano, Ser Melhor, que discute valores e atitudes sobre a vida em conjunto e o cuidado com o próximo.

As intervenções dos artistas visuais Marcio Moreno, Grego, Apolo Torres e Nara Isoda estão espalhadas pela fachada da unidade, mesas, paredes, vidros e elevadores. Além delas, pensamentos e reflexões sobre a vida em sociedade em textos de Leonardo Boff, Mario Sergio Cortella, Monja Coen, Renato Janine Ribeiro, Rosely Sayão e Leonardo Brant. 

Generosidade

A generosidade é uma das virtudes mais belas do ser humano, aquela que melhor revela sua dimensão propriamente humana. O humano em nós se mostra pela capacidade de compartilhar e de ser um nó de relações que se abre para todas as direções. Quanto mais alguém se relaciona, quer dizer, quando mais se doa ao outro mais se enriquece. Quanto mais dá, mais tem em reconhecimento e bondade de coração. Ser generoso não é dar o que nos sobra, mas se desapegar de si ou de alguma coisa que possui para ajudar o outro. Ser generoso é oferecer carona a uma velhinha que caminha com dificuldade. Ser generoso é dar sem esperar retorno nenhum, por pura gratuidade. Se não puder dar nada, dê à pessoa seu sorriso, seu olhar bondoso, sua simpatia. Mas acima de tudo mostre o seu amor. Aprenda da generosidade da Mãe Terra. Ela nos dá gratuitamente tudo o que precisamos para viver: o ar que respiramos, o alimento que nos sustenta, a água que nos dá a vida, o chão que pisamos e principalmente companheiros e companheiras em nossa caminhada por esta vida. Se formos generosos como a Mãe Terra receberemos também a generosidade dos outros.

Leonardo Boff, teólogo, filósofo e escritor.