Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da redação


O chamado modelo “carrocêntrico” de sociedade parece ter chegado ao seu limite, quando se verifica que a velocidade média dos automóveis, em São Paulo, é semelhante à das carruagens descritas por Charles Dickens na Londres do século 19. Algo como 18 km por hora. Os paulistanos, nos últimos anos, assim como moradores de outros grandes centros mundiais, diante do estresse automotivo, procuram soluções para melhorar a mobilidade, que se mostra como um dos maiores desafios da vida urbana contemporânea.

Em Entrevista, o filósofo e ensaísta Peter Pál Pelbart discute os modelos de controle na sociedade atual e as cobranças por produtividade e sucesso.

A relação da cultura e periferia é discutida no Em Pauta, em artigos exclusivos do professor Renato Souza de Almeida e do sociólogo Tiarajú D’Andrea.

A Estação da Luz tem sua história contada no Almanaque Paulistano.

O mercado editorial brasileiro, no Encontros, é comentado pela editora Ivana Jinkings. Poesia, MPB e filosofia são os temas abordados em Depoimento pelo escritor e compositor Jorge Mautner.

Entre as reportagens, a caligrafia nas artes visuais, perfil da escritora Carolina de Jesus e a necessidade de uma nova postura diante da crise hídrica.

Os poemas de Zuca Sardan estão em Inéditos.
 

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo