Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Estação da Luz

Crédito: Leila Fugii
Crédito: Leila Fugii


Ocupando uma área de 7,5 mil m² do Jardim da Luz, na região central de São Paulo, a Estação da Luz foi aberta ao público em 1º de março de 1901. O modelo arquitetônico e as estruturas do prédio foram trazidos da Inglaterra, copiando o famoso relógio Big Ben e a abadia de Westminster. Curiosamente, não houve festa de inauguração, pois o tráfego foi sendo deslocado aos poucos. Mas não demorou para que o local fosse considerado um cartão-postal da capital paulista, sendo assim até hoje.

Primeiros usos
A construção da Estação da Luz projetou o crescimento da cidade e teve o Barão de Mauá como intermediador de recursos financeiros para aceleração das obras. Inicialmente, a estrada de ferro fazia a linha entre Jundiaí, São Paulo e Santos e servia apenas para transporte de café, com embarque e desembarque das cargas. Com o passar dos anos, trens para transporte de passageiros começaram a circular, e a estação passou a receber empresários, intelectuais, políticos, diplomatas e até reis, que foram recepcionados em seu saguão.

Imigração
O bairro da Luz, onde está localizada a estação, é considerado um dos mais antigos da cidade. Entre os séculos 17 e 18, era caracterizado por fazendas de gados, cujos fazendeiros eram de Bragança, Sorocaba e Atibaia. Passadas algumas décadas, eles transformaram o local em um centro comercial. A Estação da Luz também teve grande participação nessa transformação, pois tornou-se porta de entrada para imigrantes, promovendo São Paulo a uma importante metrópole.

Recuperação
Em 1946, o prédio foi parcialmente destruído por um incêndio. A reconstrução foi bancada pelo governo e se estendeu até 1951, quando a estação foi reinaugurada. Após outras reformas e restaurações, em 1982, o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat). Lá, funciona ainda o Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006.



Estação da Luz
Praça da Luz, 1 – Luz – São Paulo (Metrô Luz).
Todos os dias, das 4h às 24h.
Grátis.
Tel.: 0800-55-0121.
www.estacaodaluz.org.br