Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quem disse que para surfar precisa de mar?

Rafael, de 11 anos, se aventurou no Surf Machine (Foto: Thiago Ferri/Sesc)
Rafael, de 11 anos, se aventurou no Surf Machine (Foto: Thiago Ferri/Sesc)

Conheça a onda do Surf Machine, instalado no Parque Aquático do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Janeiro chegou. E, com o ele, o Sesc Verão, que nesse ano traz o tema “Esporte tem idade: Todas”.  Nas altas temperaturas dos últimos dias, uma boa pedida é praticar esportes aquáticos, como o surf. Vai dizer que nunca sonhou em surfar e pegar altas ondas?

Estar a mais de 600 km do mar não impediu o Sesc Thermas de Presidente Prudente de colocar em prática este esporte tão prazeroso e benéfico para a saúde. O Surf Machine, simulador que produz movimentos semelhantes aos das ondas do mar e desafia o equilíbrio do praticante na prancha, chegou com tudo no último final de semana e fez a cabeça da galera que frequenta o Parque Aquático da unidade.

Para mostrar que não existe idade para praticar atividade física, Ademir de Carvalho, de 41 anos, e o seu filho Rafael, de 11, saíram um pouco da piscina para experimentarem juntos esse novo desafio. E o pai destaca essa parceria no esporte. “É de extrema importância o pai incentivar o filho a ter o esporte como hábito em sua vida. Eu e o Rafael jogamos bola, lutamos capoeira e praticamos natação juntos. Além disso, praticar juntamente com ele serve de incentivo. O pai é o maior exemplo de um filho em todos os aspectos, e, ao ver que me exercito, consequentemente ele irá se exercitar também”, ressalta Ademir.

Para o garoto, ter o pai por perto é muito prazeroso e o deixa mais seguro e confiante. “Eu amo esportes. Desde bem pequeno meu pai sempre me levou para jogar bola e nadar, e isso fez com que eu me interessasse ainda mais. Quando ele está por perto, sinto que está torcendo por mim e me ajudando. Gosto muito quando ele me acompanha”, completa Rafael.

Na prática do surf, é preciso realizar vários movimentos corporais. Por exemplo, para remar usa-se os braços, o que pode fortalecer este grupo muscular, além das costas. O esporte também eleva a frequência cardíaca do surfista, atuando de forma benéfica para os pulmões e o coração. Além disso, ser fisicamente ativo pode prolongar a vida e reduzir as chances de ter tipos sérios de doenças.

Visando esses benefícios, o monitor de esportes do Sesc Thermas, Rafael Suzushi, define o Surf Machine como uma forma lúdica de vivenciar esse esporte. “O principal objetivo é essa vivência fora do ambiente propício para o surf. Isso faz com que a pessoa tenha uma experiência próxima à prática real do esporte”, explica.

Em todos os finais de semana do Sesc Verão, que vai até 1º de março, o Sesc Thermas de Presidente Prudente vai oferecer a prática de uma atividade diferente em seu Parque Aquático. Estão na agenda esportes como waterline, stand up paddle, transtif e biribol.

Outros esportes como o futsal, rugby e skate também ocorrem durante toda a temporada do projeto na unidade. Confira a programação completa pelo site www.sescsp.org.br/prudente

Veja, no vídeo abaixo, o público - inclusive Rafael e seu pai - praticando o Surf Machine: