Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Especial SescTV no aniversário de São Paulo

 

No aniversário de 461 anos da cidade, o SescTV exibirá programas que mostram as múltiplas facetas da metrópole sob as lentes da arquitetura, do cinema, da música e do documentário

Para abrir as homenagens, o canal apresentará à meia noite (0h do dia 25/01) o programa Contraplano, cujo episódio Cidade Distópica traz a historiadora Mary Del Priore e a ensaísta Ivana Bentes analisando histórias de amor e violência em grandes metrópoles a partir dos filmes Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu; Os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias; Não por Acaso, de Philippe Barcinski; e Abutres, de Pablo Trapero.

No longa de Ricardo Elias, o protagonista Héracles é um ex detento da Febem que tenta retomar a vida como motoboy em São Paulo, enquanto que, em Não por Acaso, Barcinski reflete sobre a ação do inesperado na vida de pessoas em uma grande metrópole como São Paulo, e também a respeito do delírio do domínio versus a real impossibilidade de controlar, tanto a cidade quanto a própria vida.

Ao meio dia, a série Arquiteturas traz o episódio Biblioteca Municipal Mário de Andrade, um marco da arquitetura art déco na cidade, idealizada pelo próprio diretor da Biblioteca, o bibliófilo e escritor Rubens Borba de Moraes, e pelo arquiteto francês Jacques Pilon. No programa, historiadores e arquitetos comentam o projeto arquitetônico, as mudanças, a reforma recente e o acervo do órgão depositário de todos os registros históricos e culturais da capital.

Às 18h entra no ar o programa Itamar Assumpção – Inéditos com o show gravado no Sesc Pompeia no lançamento do box Caixa Preta, em 2010, com a participação de Anelis e Serena Assumpção - filhas de Itamar -, Naná Vasconcelos, Zélia Duncan, Elza Soares, BNegão e outros, além de depoimentos que relembram o compositor. “Itamar se auto-proclamava São Paulo. São Paulo não tem uma cara, mas, se tivesse, seria bem representada pelo Itamar”, diz Suzana Sales.

O episódio O Remédio da Alma, da série Temporal, será exibido às 19h. O tema é a música popular brasileira, do rock ao choro, além da seresta com a participação da guitarrista Luiz Chagas, que integrou a banda Isca de Polícia, sua filha – a cantora Tulipa Ruiz, e outros personagens que transitam pela música na cidade.

A série Habitar/Habitat apresenta às 20h o episódio Apartamento, que revela como essa forma de habitação tem se tornado um modo de morar comum às grandes cidades como São Paulo. A diversidade de estilos arquitetônicos dos edifícios da metrópole também é retratada.

Já o curta Cine Camelô, às 22h30, mistura documentário e ficção na rua 25 de março, onde uma banca com a placa “Faça seu filme” oferece aos transeuntes a possibilidade de protagonizar seus próprios filmes de drama e comédia. Dirigido por Clarissa Knoll, o filme foi o vencedor do Prêmio Aquisição SescTV para Novos Talentos do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo em 2012.

Para encerrar as homenagens, o canal exibirá no dia 26, às 20h, os documentários Neurópolis, dirigido por Márcia Derraik, e Cinecidades, de André Costa. O primeiro traz a Orquestra dos Músicos das Ruas de São Paulo, organizada por Livio Tragtenberg, e o segundo mostra diferentes formas de ocupar a cidade por meio da arte: projeções, cinema ao ar livre, intervenções artísticas, aplicativos de celulares. Também reflete sobre a maneira como os filmes dialogam com o espaço urbano, e tem a participação do cineasta Wim Wenders e da produtora Sara Silveira. 

 
Especial Aniversário de São Paulo

Contraplano: Cidade Distópica
Estreia Dia 25/01, à 0h
Classificação Indicativa: 12 anos

Arquiteturas: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Dia 25/01, às 12h
Classificação Indicativa: Livre

Especial Musical: Itamar Assumpção Inéditos
Dia 25/01, à 18h
Classificação Indicativa: Livre

Temporal: Remédio da Alma
Dia 25/01, às 19h
Classificação Indicativa: Livre

Habitar: Apartamento
Dia 25/01, às 20h
Classificação Indicativa: Livre

Especial Curta: Cine Camelô
Dia 25/01, às 22h30
Classificação Indicativa: 12 anos

Documentários: Neurópolis e Cinecidades
Dia 26/01, às 20h
Classificação Indicativa: Livre