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Meu Pai, Uma Lição de Vida: da Ficção à Recontextualização da Real(Idade)

Foto: Izabel D'Elia
Foto: Izabel D'Elia

Adriana de Oliveira Alcântara (*)

RESUMO

O presente artigo tem como foco de discussão a velhice no contexto familiar, objeto de estudo da pesquisa de doutorado ora em andamento, cujo objetivo é analisar como vêm se configurando as transferências intergeracionais de apoio familiar em unidades domésticas compostas de pelo menos três gerações. Pretendo, neste texto, olhar a problemática da velhice à luz de uma produção cinematográfica, amparando-me não só nesta, mas também nos referenciais teóricos que envolvem a discussão entre mídia, cultura velhice. Recontextualizar a velhice é imperativo frente às novas configurações na contemporaneidade, refletidas nos papéis familiares, sociais e profissionais. Portanto, é preciso repudiar modelos preconcebidos, de modo a considerar novos significados e novos símbolos culturais. 

Palavras-chave: velhice, família, cultura, mídia.

ABSTRACT

This article focus on old age in the familiar context, the object of study in my doctoral research-in-progress, whose objective is to analyze how the family support intergenerational transferences are being configured in domestic units composed of at least three generations. In this paper, I will look at old age from the perspective of a cinematographic production, and the theoretical references concerning the discussion about media, culture and aging. It is imperative to recontextualize old age, given the new contemporary configurations, reflected in the familiar, social and professional roles. It is, therefore, necessary to repudiate preconceived models, so as to consider new meanings and new cultural symbols. 

Keywords: old age, family, culture, media

 


(*) Graduada em Serviço Social Universidade Estadual do Ceará UECE, mestre em Gerontologia Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, e doutoranda em Antropologia Social do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH/UNICAMP, cujo projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, sob orientação da Profa. Dra. Guita Grin Debert. E-mail:alcantara2002@yahoo.com.br