Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Teatro Plural


Com doze espetáculos, MIT-sp oferece também oficinas e encontros com diretores para debater as relações entre arte e política

A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) chega à 2ª edição expandindo os locais de apresentação e com foco na pesquisa estética de espetáculos contemporâneos. Com doze espetáculos – cinco deles em unidades do Sesc –, atividades formativas, oficinas e encontros com diretores, a mostra será realizada de 6 a 15 de março. Idealizado pelo diretor do Teatro da Vertigem, Antônio Araújo e pelo diretor-geral do Centro Internacional de Teatro Ecum (CIT-Ecum), Guilherme Marques, o evento conta com a parceria do Sesc, prefeitura de São Paulo, governo do Estado e do Itaú Cultural.

Em 2014, a participação do Sesc na MITsp esteve ligada a dois espetáculos. Este ano, entra como correalizador do evento. “Desde a primeira edição, a MITsp se tornou um evento importante no calendário da cidade. Todas as sessões foram esgotadas. A mostra não está preocupada apenas em trazer um grande espetáculo, mas sim com a discussão e pesquisa estética da linguagem teatral. A proposta é debater as relações entre arte e política”, explica Emerson Pirola, assistente da área de teatro da Gerência de Ação Cultural do Sesc.

A programação conta com trabalhos da Alemanha, Brasil, Colômbia, Holanda, Itália, Israel, Suíça, Rússia e uma montagem de origem ucraniana, a Woyzeck (foto), que, assim como o espetáculo russo Opus #7, será apresentada no Sesc Consolação. O holandês Canção de Muito Longe, com direção de Ivo Van Hove, terá estreia mundial na MITsp, e o público poderá acompanhar a montagem e os bastidores da peça uma semana antes das apresentações. “A abertura do processo de ensaio e montagem permite que o público participe da experiência teatral”, completa Pirola. Além dos espetáculos, serão realizadas oficinas, mesas de discussão e encontros com diretores.

“A mostra não está preocupada apenas em trazer um grande espetáculo, mas sim com a discussão e pesquisa estética da linguagem teatral.”
Emerson Pirola, assistente de teatro da
Gerência de Ação Cultural do Sesc.



A vez das mulheres
No Sesc Belenzinho até 4 de abril, o projeto Mulheres em Cartaz pretende trazer ao público uma série de atividades de caráter multidisciplinar que referenciam o protagonismo feminino em diferentes áreas culturais. Destinadas a todos os públicos, as atividades dão destaque para as artes visuais, a tradição oral, as ciências, a tecnologia e a saúde. Também serão realizadas oficinas sobre literatura e moda, como o Ciclo da Moda, que debate as transformações femininas no século 20 e o protagonismo feminino nas publicações de moda.

 


“Quando vou me apresentar, 90% do público é  jovem. Talvez seja essa rebeldia consensual,  que é a minha companheira e cria, com eles,  algum sinal ou fio de comunicação.”
Tom Zé, em entrevista à revista Rolling Stone. O cantor fez shows no Sesc Belenzinho em fevereiro

 


“Queria algo mais contemporâneo,  com analogias à trajetória de Wilde. E o Jô (Bilac) me surpreendeu com este texto.”
Marco Nanini, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O ator esteve em cartaz com a peça Beije Minha Lápide até 1º de março, no Sesc Consolação

Narrativa estética
Em fevereiro, as Edições Sesc São Paulo, em parceria com a Associação Cultural Videobrasil, lançaram o 10º Caderno Sesc Videobrasil, que trata de relações entre arte e história. Com colaborações de artistas e pesquisadores de países africanos ou da diáspora, a revista trata da arte que envolve memória, história e arquivo na criação de novas narrativas. No lançamento, estiveram presentes a curadora Elvira Dyangani Ose e o artista Theo Eshetu, que contribuiu para a publicação.

Cinema autoral
Os fãs de Stanley Kubrick podem aproveitar a mostra Kubrick 4x4 para rever a produção do cineasta entre 1968 e 1980. São quatro filmes apenas, mas que fizeram história: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica, Barry Lyndon, O Iluminado. A programação faz parte do Roteiro Cinesesc, no Sesc Belenzinho, durante o mês de março.


Trabalho premiado
O Sesc foi eleito, por meio de voto popular, como a melhor Instituição Cultural de 2014 no Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura. Na cerimônia de premiação, ocorrida em 23 de fevereiro, no Theatro São Pedro, o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, recebeu o troféu das mãos do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo. O evento prestigiou trabalhos de relevância realizados ao longo do último ano. Na categoria Arte para Crianças, a cantora Fortuna também foi premiada por meio de voto popular com o álbum Tic Tic Tati, CD e DVD produzidos pelo Selo Sesc.


Arte para todos
O Sesc Pompeia oferece, até 7 de março, o projeto Histórias da Arte em 60 dias. São cursos variados, que vão da arte na Antiguidade às artes contemporâneas, passando por expressões artísticas indígenas e pela relação da música com as artes visuais. Há ainda atividades sobre imagens na América Pré-Hispânica e cursos voltados à compreensão e estudo do Modernismo.


Sagrado
Com painéis produzidos em lambe-lambe, a exposição Sacro Ofício fica em cartaz no Sesc Santana até 19 de abril como parte do projeto Foyer das Artes. A mostra traz peças de Eduardo Ver que utilizam matrizes xilográficas na criação de imagens que representam o “Ofício da Alma”. A proposta é expor atos que são realizados com tanto sentido que se tornam divinos, como o próprio ofício do artista, que imprime sacralidade em ações do cotidiano.