Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Compartilhando espaços

Mutualismo<br>Foto: Jefferson Lima/Sesc
Mutualismo
Foto: Jefferson Lima/Sesc

O Guia Prático para Instalação e Uso de Moradia Urbana, criação do artista Raphael Escobar, está em exposição no projeto Display do Sesc Osasco desde janeiro, com encerramento no dia 29 de março. O guia é um conjunto de proposições para instalação e uso de toldos não convencionais, que nos faz refletir sobre as relações de movimento e permanência dos diversos personagens urbanos.

As possibilidades de instalação dos toldos possuem nomes baseados nas relações interespecíficas da biologia: inquilinismo, mutualismo e parasitismo, cada uma com características específicas que atuam no jogo das relações humanas. Engenhosamente, os toldos, objetos que originalmente servem de proteção para transeuntes, quebram sua lógica convencional e se tornam espaços para moradia urbana.

O Guia, então, para além de prático, também nos conduz a tirar os conceitos da zona de conforto, enxergar a rua e o espaço urbano através da perspectiva dos outros personagens que compartilham do mesmo espaço de forma completamente diferente.

Abaixo um vídeo que gravamos com o artista Raphael Escobar falando sobre o trabalho e todo seu processo.

Sobre o artista

Raphael Escobar atua desde 2009 com educação não formal dando oficina para crianças e adolescentes em situação de risco como adolescentes e jovens privados de liberdade na Fundação CASA (Antiga FEBEM) ou adolescentes e jovens da região central da cidade como Cracolândia, Anhangabaú e ocupações. A atuação nesta área da educação não formal em áreas de marginalização serve como pesquisa para o trabalho que desenvolve.

Partindo das noções de público e privado, lugar e não - lugar, elite e marginalização, sua produção se utiliza de objetos, ações e situações corriqueiras do cotidiano urbano. Já participou de exposições como X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Centro Cultural São Paulo (São Paulo, 2013), A alma é o Segredo do Negócio, Funarte (São Paulo, 2013), Abre Alas 8, galeria A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, 2012), Multiplos 397, Ateliê397 (São Paulo, 2012)

Participou de residências artísticas como Muros: Territórios Compartilhados (Salvador, 2013), Obras em construção, Casa das Caldeiras (São Paulo, 2011).

 

o que: Guia Prático para Instalação e Uso de Moradia Urbana
quando:

13/jan a 29/março

onde: Sesc Osasco
ingressos:

Grátis