Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

2x2=5 O Homem do Subsolo

Cacá Carvalho em 2x2=5 O Homem do Subsolo<br>Foto: divulgação
Cacá Carvalho em 2x2=5 O Homem do Subsolo
Foto: divulgação

“Um homem resmungão, rancoroso, maléfico, crápula, estúpido, idiota, infantil... tem toda a sabedoria do mundo para ser totalmente imbecil.” É assim que Cacá Carvalho descreve o personagem a quem dá corpo em 2x2=5 O Homem do Subsolo, espetáculo construído a partir do texto “Memórias do Subsolo”, de Fiódor Dostoiévski.

Com direção de Roberto Bacci e dramaturgia de Stefano Geracci, a peça é resultado de mais de quatro anos de pesquisa e preparação. Depois de ser encenada em Pontedera, na Itália, marcando a comemoração dos 40 anos do Teatro della Toscana, a montagem tem estreia nacional no Sesc Santo Amaro, com temporada de 14 de março a 25 de abril.

Para Cacá Carvalho, o subsolo retratado pode ter diversas interpretações: há o subsolo arquitetônico, onde está o porão, o subsolo da sociedade, e também o subterrâneo dentro de cada um. A preparação para interpretar um personagem tão complexo como este exigiu do ator um esforço de reeducação, de descarte de vícios e heranças de outros papéis marcantes em sua carreira, como os que interpretou na Trilogia Pirandello, à qual se dedicou por mais de 20 anos. “Foi como se eu tivesse que comer com a mão esquerda, escrever com a canhota, para encontrar um descorpo, onde a minha composição física, resultado desses meus 62 anos, ficasse exposta em cima da mesa como um porco, um rato”, descreve.

Durante a temporada no Sesc Santo Amaro, Cacá promove, paralelamente, a oficina “O Subsolo Produtivo de um Ator”, em que vai trabalhar as diferentes camadas do discurso presente no texto de Dostoiévski, na perspectiva do trabalho do ator.

Assista à entrevista completa que o ator e diretor Cacá Carvalho concedeu diretamente do cenário de 2x2=5 O Homem do Subsolo: