Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Oriente é aqui!

Era final da década de 1990. Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z eram moda entre crianças e jovens brasileiros. Muitos diziam ser “moda passageira” mas hoje diversos outros mangás enchem as bancas.

Indo além de grupos aficionados, a chamada cultura pop japonesa se infiltrou na mídia, extrapolou as fronteiras da colônia japonesa e criou modas, manias e influenciou muita gente. Mangá, animê, tokusatsu, games, música e moda. O Japão virou pop. No Brasil, a popularidade de tais produções gerou fãs apaixonados, ávidos por informações vindas do outro lado do mundo.

O universo do entretenimento produzido no Japão tem criado séries e personagens que vêm conquistando admiradores no mundo há décadas. Estudo feito pela Fundação Japão aponta o Brasil como o país que mais possui eventos de cultura pop japonesa no mundo. Por ano são organizados cerca de 175 eventos em todo o território nacional, movimentando um público estimado em 17,5 milhões de pessoas sendo 75% com idades entre 10 e 22 anos.

São José do Rio Preto é o centro de um desses encontros no final de março: o Animerp (Anime + Rio Preto) chega à sua quinta edição como um dos mais agitados pela galera jovem. A cultura pop japonesa estará presente em atividades como oficinas, vivências, apresentações, exibições e bate-papos em dois dias de atividades, 28 e 29/03, das 10h às 18h30. E todas elas são grátis.

Um dos destaques da programação é o bate-papo com o dublador de Draven, de League of Legends, e Kratos, de God of War, Ricardo Juarez (para os curiosos ele também dubla a voz do personagem Jonhny Bravo e do Melman, do Madagascar, que nada têm a ver com a cultura japonesa). Os mais aficionados nos animes poderão até aprender as técnicas de dublagem destes desenhos. Tem também oficina de mangá, animekê, uma versão de karaokê só com temas de animes, bate-papo sobre o mercado de quadrinhos no Brasil e até show com uma banda totalmente inteirada no assunto: a Gattai, de Santos/SP, que já tocou em festivais como o Anime Friends, considerado um dos maiores do país sobre o tema.

Todo mundo já ouviu o “Gangnam Style”, do coreano Psy. Esse estilo de música e dança que surgiu na Coreia do Sul e já conquistou o mundo é chamado de k’pop, uma mistura de música eletrônica, hip hop e r&b. No Animerp serão apresentadas as técnicas deste e de outros movimentos orientais, como o taikô, o matsuri dance e a própria moda, principalmente dos japoneses, seus gostos valores e estéticas. Entre as atividades, quem curte um temaki deve aproveitar a oficina de culinária japonesa. E, como em todos os anos, acontece também o tradicional desfile, em que o traje obrigatório é o cosplay. A brincadeira consiste em se fantasiar de personagens oriundos geralmente de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. O cosplayer, além de confeccionar a sua fantasia, também interpreta a personagem caracterizada, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas.

Se até Draven, de League of Legends, e Kratos, de God of War, estarão aqui no Sesc Rio Preto, o que você está esperando?

 

o que: Animerp
quando:

28 e 29/março

quanto:

Grátis

onde:

Sesc Rio Preto - Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 , Chácara Municipal SAO JOSE DO RIO PRETO | CEP: 15090-190