Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dia Mundial da Saúde 2015

Em 7 de abril do ano de 1948, 26 membros das Nações Unidas ratificaram os estatutos da Organização Mundial da Saúde (OMS) - redigidos dois anos antes, durante a Conferência Internacional da Saúde, em Nova York. O objetivo da ONU, com a fundação da OMS, é lidar com as questões relativas à saúde global.  Assim, o dia 7 de abril - data em que celebra-se o Dia Mundial da Saúde - é uma oportunidade para, de forma mais enfática, difundir informações, buscar intercâmbios e realizar ações educativas com o objetivo de promover saúde. Tal promoção está estreitamente relacionada a processos educativos que enfoquem menos a cura de doenças e mais a introdução de hábitos cotidianos e permanentes que evitem sua ocorrência. Nessa abordagem, é primordial uma visão dinâmica e integral da saúde, que relacione às necessidades curativas, uma leitura crítica dos aspectos que a determinam - sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.

A cada ano é apontada uma temática, considerada pela OMS como de especial importância para o momento. A temática de 2015 sugere uma discussão em torno da segurança dos alimentos. Os dados atuais demonstram que a ocorrência de doenças de origem alimentar continua a ser um problema significativo de saúde pública, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento.

Estima-se que, anualmente, 1,8 milhões de pessoas morram devido a doenças diarreicas, que, na maioria dos casos, estão ligadas a alimentos ou água contaminados. A preparação higiênica dos alimentos pode prevenir a ocorrência da maioria destes casos.

O Sesc tem comemorado esta data por meio da intensificação da programação que difunde o conceito das atividades desenvolvidas pela Entidade ligadas à saúde e seus fatores determinantes, buscando uma relação com o tema eleito. A participação da instituição nesta iniciativa representa uma ampliação da ação educativa no campo da saúde, como estratégia para reforçar esta ideia, contemplando a temática e oferecendo por meio de atividades educativas, físicas e culturais, as possibilidades para uma vida mais saudável.

Durante todo o mês de abril, diversas atividades celebram o Dia Mundial da Saúde buscando a reflexão sobre segurança alimentar. Conheça a programação aqui.