Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Envelhecimento e Crescimento Social


O Sesc, desde sua criação no ano de 1946, empenha-se na construção de iniciativas que propiciem condições efetivas ao exercício da cidadania e à inclusão social. Nessa trajetória, empresários do comércio, serviços e turismo investem em ações voltadas ao bem-estar dos trabalhadores do setor e seus familiares, bem como de toda a comunidade.

O envelhecimento das populações, em decorrência do aumento do tempo de vida, é um dos desafios que povos e governos enfrentam no processo de construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Embora a longevidade constitua um notável avanço da ciência, é importante que o envelhecimento aconteça com dignidade e qualidade de vida.

Dentro dessa perspectiva e com o sentido de ação modelar, o Sesc criou em 1963 o programa Trabalho Social com Idosos, que promove – há 52 anos – o pertencimento e a sociabilidade da pessoa idosa. O objetivo é criar possibilidades de convívio e integração ativa dos idosos na vida comunitária, inclusive em seu envolvimento com as gerações mais jovens.

Baseado nos princípios da educação permanente, atividades de saúde, lazer, educação, cultura e cidadania, esse é um dos trabalhos que marcam o pioneirismo da instituição. Nas 36 unidades são permanentemente oferecidas programações voltadas ao atendimento desse público, assim como condições à participação dos idosos em todas as demais atividades oferecidas ao público em geral.

Essas realizações, desenvolvidas a partir do investimento em equipes capacitadas, infraestrutura e equipamentos adequados, traduzem o empenho do Sesc em contribuir para a conscientização sobre a importância e as conquistas do envelhecimento.


Abram Szajman 
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo