Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conheça os programas para jovens e crianças do Sesc

Espaço de Brincar da Unidade Sesc Jundiaí / Foto: Lúcio Érico - Sesc
Espaço de Brincar da Unidade Sesc Jundiaí / Foto: Lúcio Érico - Sesc

“Toda criança tem direito ao descanso e ao lazer, a participar de atividades de jogo e recreação apropriadas à sua idade e a participar livremente da vida cultural e das artes”.

(Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, da ONU).

 

 

Entre os dias 24 e 30 de maio será realizada em várias unidades do Sesc SP a Semana Mundial do Brincar. O movimento chegou ao Brasil em 2001, com o objetivo de ampliar as oportunidades para as crianças vivenciarem mais e melhor a infância.

Desde 2007, a Aliança pela Infância e o Sesc SP vêm desenvolvendo parceria com o intuito de sensibilizar a população a respeito da importância do ato de brincar. O Sesc SP desde a sua criação já entendia a importância do brincar, desenvolvendo programas e ações voltados para esse público.

Atualmente, os três grandes programas que norteiam essas ações são “Espaço de Brincar”, “Curumim” e “Juventudes”.

Espaço de Brincar

No cantinho do arco íris com João Acaiabe, atividade no Espaço de Brincar – Sesc Jundiaí / Foto: Lúcio Érico - Sesc

Direcionado para crianças de 0 a 6 anos, o objetivo desse programa é a criação de espaços adequados para a valorização do ato de brincar. Focando principalmente na interação entre pais e filhos, fortalecida por atividades lúdicas e culturais.

Para participar basta comparecer nos Espaços de Brincar das unidades Sesc SP. Além disso, cada um desses locais possui programações e atividades eventuais para o público infantil.

 

Curumim

Roda de conversa com o povo Kalapalo no Espaço Curumim – Sesc Jundiaí / Foto: Lúcio Érico - Sesc

Roda de conversa com o povo Kalapalo no Espaço Curumim – Sesc Jundiaí / Foto: Lúcio Érico - Sesc

O lançamento oficial do Curumim ocorreu no Centro de Lazer Sesc – Fábrica da Pompeia, no dia 02 de agosto de 1987. O Curumim é destinado a crianças entre 7 e 12 anos.

O objetivo desse programa é a educação não formal. Dessa forma, a utilização de linguagens artísticas, atividades lúdicas e de grupo, socialização e expressão são utilizadas visando a formação de um pensamento crítico, o desenvolvimento da ética, da solidariedade e da autonomia.

Para participar é necessária a inscrição a cada início de semestre, nas unidades do Sesc SP. As vagas são limitadas.

Juventudes 

Oficina do #catadãojovem, do programa juventudes no Sesc Sorocaba / Fotos: Indiara Duarte - Sesc

Oficina do #catadaojovem, do programa juventudes no Sesc Sorocaba / Fotos: Indiara Duarte - Sesc Sorocaba

Com o foco no público de 13 a 29 anos, o Juventudes tem o objetivo de realizar de projetos com jovens colaborando para a construção da autonomia, da responsabilidade e da ética nas relações, além de reconhecer suas potencialidades e seu direito a participar efetivamente dos espaços culturais, de convivência e troca de experiências.