Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc em Obras: Lina Bo Bardi

“Quando a gente nasce, não escolhe nada, nasce por acaso. Eu não nasci aqui, escolhi esse lugar para viver. Por isso, o Brasil é meu país duas vezes, é minha ‘Pátria de Escolha’, e eu me sinto cidadã de todas as cidades”.

Em 1946 a arquiteta italiana Lina Bo Bardi e o marido Pietro Bardi adotaram a cidade de São Paulo.  Lina começou a projetar móveis logo ao chegar da Itália, movida pelo desgosto com o que encontrava no mercado então – “Cópia dos estilos passados, babados, franjas”, “índices de mentalidades incoerentes, fora da moralidade da vida”. Chegou a fundar uma marcenaria com o também arquiteto Giancarlo Palanti, o Studio de Arte Palma, que funcionou de 1948 a 1950.

No início dos anos 70 o Sesc ocupou o espaço construído em 1938 pela firma alemã Mauser & Cia Ltda.  À arquiteta foi oferecido o desafio de recuperar e manter a velha fábrica para abrigar um projeto de ação cultural. Lina fez o projeto integral e a partir daí nascia o Sesc Pompeia. Da arquitetura a todos os detalhes de design, a fábrica foi transformada num dos espaços culturais de maior visitação de São Paulo e num ícone da arquitetura brasileira. Ali podem ser vistos e usados móveis de Lina no teatro, na choperia e na área de leitura.

Estudos, aquarelas, plantas e esboços de Lina Bo Bardi inspiraram a linha de produtos para a série Sesc em Obras, criada em 2012. Em cada produto é possível identificar os elementos que remetem à concepção do Sesc Pompeia, desde plantas arquitetônicas até estudos em nanquim da cadeira especialmente elaborada para a Unidade. 

A cadeira, aliás, virou item de colecionador. 

Compõe a linha de produtos uma miniatura em madeira maciça - reprodução ímpar do móvel concebido por Lina, preservando o traço artístico em todos os seus detalhes - que pode ser encontrada somente na Loja do Sesc Pompeia.

Consulte a disponibilidade dos demais produtos da linha nas Lojas das unidades do Sesc São Paulo.
 

 

PRODUTO RELACIONADO
LIVRO - CIDADELA DA LIBERDADE

Edições Sesc São Paulo

Comprar


PRODUTO RELACIONADO
LIVRO - ARQUITETURA DE EXPOSIÇÕES: LINA BO BARDI E GISELA MAGALHÃES


Edições Sesc São Paulo

Comprar


PRODUTO RELACIONADO
COLEÇÃO LINA BO BARDI


Edições Sesc São Paulo

Comprar

 

Fotos relacionadas