Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para os recém-chegados e os que estão chegando!

Tania Grinberg em
Tania Grinberg em "Minha mãe canta pra mim desde a barriga e eu gosto" | Foto: Thais Amendola

A ciência indica que a primeira infância é o período decisivo na formação humana. Essa fase, que vai da gestação aos 6 anos de idade, não é apenas motivo de estudo científico, mas é o mote de diversas ações, que vão de políticas públicas à iniciativas individuais, promovendo melhores condições durante os primeiros anos de vida das crianças.

O Sesc, que atua com a educação como forma de transformação social, também desenvolve um vasto trabalho voltado às crianças, adolescentes e jovens. Todas as ações são norteadas por diretrizes que reconhecem esse público, respeitando-os como seres em formação, com suas peculiaridades e singularidades. Através do entendimento dos saberes e necessidades particulares desses pequenos, conhecendo esse universo cultural próprio, as ações propiciam novas experiências como um processo de cidadania individual e social.

Iniciado em março de 2015, o projeto Luz: Olhares e movimentos na primeira infância, realizado pelo Sesc Bom Retiro, tem como foco a fase gestacional e os primeiros momentos do bebê em família. A proposta, que envolve diversas áreas da Unidade – como alimentação, odontologia, práticas esportivas e as linguagens artísticas – tem o objetivo de acolher todos esses processos de desenvolvimento (da criança, do adulto como pai, da sociedade), visando a construção e o fortalecimento do vínculo entre as pessoas consigo e também entre si. Segundo Taiane Sbizera, educadora do Espaço de Brincar, a proposta surgiu com o intuito de acolher estes grupos. A ideia é ampliar o conceito do Espaço de Brincar, ambiente lúdico-educativo, que visa o livre brincar e o livre experimentar, voltado às crianças de 0 a 6 anos e suas famílias; no especial, a ideia é trabalhar a tríade educador-pai-criança de forma a incentivar, a fomentar e estreitar os vínculos e a convivência entre eles. Neste processo, a figura do educador funciona como mediador do espaço, das propostas e das relações. Para tanto, além da equipe do Sesc, outros profissionais trazem sua experiência e compartilham seus conhecimentos específicos.

É o caso de Tania Grinberg, formada em Artes Cênicas, com vasta atuação na área do teatro de rua e na música. É ela quem conduz uma série de atividades desta temática, como a vivência “Minha mãe canta pra mim desde a barriga e eu gosto”. Esta proposta surgiu com o nascimento de sua filha e com sua vivência neste período; “Quando minha filha Emília nasceu, em novembro de 2010, eu estava totalmente mergulhada na música. Sempre cantei para ela, desde a barriga… E quando ela nasceu, cantei e criei muitas, muitas músicas”. O foco de Tânia nesta atividade são as relações, de forma que a música seja componente na inspiração para a criação de versos e conexões entre todos os envolvidos.

Acontecendo há cerca de dois meses, a programação do Luz: Olhares e movimentos na primeira infância já conta com participantes constantes, consolidando a proposta como um espaço para a discussão e vivência, transformando este momento tão importante na formação das pessoas em algo maior: uma experiência enriquecedora. É possível notar o anseio da grávida à espera de seu filho, os olhares curiosos e o desenvolvimento dos bebês e até a autorrealização dos pais em estreitar ainda mais os laços sentimentais que os cercam.

Por isso, o projeto que começou engatinhando e agora dá seus primeiros passos, vem como uma luz para os grandes, para os pequenos e para, até mesmo, aqueles que ainda nem nasceram!

o que: Luz: Olhares e movimentos na primeira infância
quanto: Grátis
onde:

Sesc Bom Retiro