Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Burle Marx

Obras de Burle Marx em São Paulo

Um dos maiores paisagistas do século 20, Roberto Burle Marx é autor de mais de 2 mil projetos em 20 países e inovou ao utilizar plantas nativas do Brasil em seus jardins. Apesar de o Rio de Janeiro abrigar algumas de suas criações mais famosas – como o parque do Aterro do Flamengo e o calçadão da avenida Atlântica –, São Paulo, cidade natal do paisagista, também possui exemplares importantes de sua obra.

Edifício Prudência
Inaugurado em 1950 em Higienópolis (Av. Higienópolis, 235), é um dos marcos da arquitetura modernista brasileira. O projeto do arquiteto Rino Levi é emoldurado por jardins e painéis de Burle Marx, que assina também um mosaico de pássaros pintados à mão no hall de entrada.  O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1994.

Jardim da Fiesp e Banco Safra
No acesso pelo número 1.336 da Alameda Santos, há um mosaico em concreto aparente de mais de 500 metros quadrados feito em parceria com o arquiteto e paisagista Haruyoshi Ono. Outra obra de Burle Marx na região é o jardim suspenso do Banco Safra, na Avenida Paulista. Este último, porém, não é aberto ao público.

Jardim do Mube
Criado em 1995 em uma área de 7 mil metros quadrados no Jardim Europa, o Museu Brasileiro da Escultura tem jardins projetados por Burle Marx. Entre ipês, jacarandás, palmeiras imperiais e filodendros (espécie de arbusto), encontram-se também esculturas de artistas como Francisco Brennand.

Parque Burle Marx
O parque possui um jardim de aproximadamente 4 mil metros quadrados e mais de 50 espécies de plantas, além de espelhos d’água e painel em relevo. Na década de 1950, o espaço pertencia a um empresário que contratou Burle Marx para fazer o projeto paisagístico. Por muitos anos a casa permaneceu inacabada, até ser demolida no começo da década de 1990. Os jardins foram restaurados pelo próprio Burle Marx para integrar o parque, que foi inaugurado em 1995, um ano após a morte do paisagista.

Parque do Ibirapuera
Idealizado em harmonia com a arquitetura de Oscar Niemeyer, o projeto paisagístico de Burle Marx para o parque do Ibirapuera nunca chegou a ser concluído. Uma das colaborações que foram executadas é o Jardim das Esculturas do MAM. Inaugurado em 1993, ele abriga 30 esculturas em uma área de 6 mil metros quadrados, sendo um dos principais acervos brasileiros expostos a céu aberto.

SERVIÇO
Mube: Av. Europa, 218, Jardim Europa; ¿(11) 2594-2601; terça a domingo, das 10h às 19h
Parque Burle Marx: Av. Dona Helena de Moraes, 200, Panamby; (11) 3746-7631; diariamente, das 7h às 19h
Parque do Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Moema; diariamente, das 6h à 0h. Agendamento de visitas guiadas no Jardim de Esculturas: (11) 5085-1313