Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O universo da fotografia no Sesc Ipiranga

Um container foi transformado em uma grande câmera fotográfica, com o objetivo de apresentar ao público como ela funciona por dentro, revelando os fenômenos ópticos envolvidos na formação das imagens. A partir do mês de junho, o projeto Observatório, realizado no Sesc Ipiranga, apresenta diversas atividades voltadas ao universo da fotografia. São oficinas, vivências e experiências para todas as idades, trazendo novas descobertas sobre a arte de fotografar. O público também poderá revelar suas fotos em preto e branco.

Quem passa pelo quintal do Sesc Ipiranga e se depara com um container vermelho não imagina o que pode ser vivenciado dentro dele. O espaço do observatório foi dividido em duas partes. Logo na entrada do container, o público depara-se com um laboratório de fotografia, onde serão realizadas oficinas e as revelações de fotos tiradas durante as atividades. Entrando um pouco mais no espaço, uma grande câmara obscura em que o público poderá interagir com vários objetos, como molduras e painéis na imagem projetada, criando seu próprio recorte visual. As atividades práticas permitirão um melhor entendimento acerca da formação da imagem.

No dia 9 de junho tem início a oficina 'Ateliê para Multiplicadores', com Miguel Chikaoka (integrante da Kamara Kó, cooperativa de fotógrafos especializada nos problemas ambientais da Amazônia, instalada em Belém na década de 1980). Serão encontros voltados à discussão e experimentação de práticas que possam ser transformadas em ações efetivas por multiplicadores em suas áreas de atuação. Essencialmente prático, o programa de atividades baseia-se na combinação de jogos e exercícios sensoriais com práticas de construção e utilização de uma câmera artesanal, seguida de leitura e avaliação de resultados. Também no dia 9, (19h), Miguel Chikaoka participa de um bate-papo com o público sobre as suas motivações e os principais fundamentos do seu trabalho.

No curso 'Da Foto ao Objeto', o participante fotografará com câmeras feitas com objetos, construindo a sua própria câmera a partir de algum material de uso do seu cotidiano com a finalidade de elaborar uma narrativa sobre si. As câmeras serão testadas para verificar seu funcionamento, e as fotografias reveladas pelos participantes em laboratório montado no interior do local.  

A programação continua nos meses de julho e agosto. Confira as atividades do projeto Observatório aqui.

Ficou curioso? Dá só uma olhada na parte interna da nossa Câmera Fotográfica!