Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Curadoria de Bocato no Ecos Musicais é encerrada com Mostra de Shows

Criado em 2011 com a proposta de mapear, incentivar e profissionalizar músicos, instrumentistas, intérpretes e compositores de Osasco e cidades da região, o ECOS Musicais nasceu da vontade de construir um espaço de projeção para novos artistas, ainda desconhecidos do público. 

Cada edição contou com um curador convidado, dedicado a avaliar e selecionar os trabalhos inscritos juntamente com a equipe técnica do Sesc Osasco. Entre maio de 2014 e maio de 2015, foi realizado a terceira edição do Ecos Musicais com curadoria do trombonista, compositor e arranjador Bocato. Para além da seleção dos 33 grupos que estiveram no palco do Sesc Osasco, Bocato dirigiu os shows, orientou os músicos e explorou no palco, juntamente com os artistas, um território de novas possibilidades estéticas.

Curadoria de Bocato

Nascido em São Bernardo do Campo, no Grande ABC Paulista, o músico criou a cultuada Banda Metalurgia. Acompanhou nomes como Arrigo Barnabé, Elis Regina, Rita Lee e Ney Matogrosso. Gravou discos solo autorais e prestou tributo a Pixinguinha. Além de apresentar-se diversas vezes no exterior e participar de inúmeros programas de TV e rádio. Enfim, uma referência do instrumento de sopro que impunha desde os anos 1970. 

Fui extremante feliz nesse período mágico”, diz o trombonista e compositor Itacyr Bocato Júnior, o Bocato, sobre a inédita experiência na curadoria da edição mais recente do Ecos Musicais, iniciativa do SESC Osasco que dá visibilidade à produção sonora dos artistas de Osasco e região. “Até então, nunca havia sido curador. O convite para participar me proporcionou algo lindíssimo: a oportunidade de conhecer o trabalho de tanta gente boa que, tenho absoluta certeza, faz parte de uma forte efervescência cultural”, comenta.

Nos anos 1970, lutávamos contra a ditadura militar. Hoje, a luta é pela qualidade da música, pela credibilidade e por divulgação. Para que se consiga isso é necessário que haja um mínimo de união e generosidade entre aqueles que estão produzindo. E eu pude ver isso acontecendo durante a minha curadoria”.

Nova curadoria e a Mostra Ecos Musicais

A partir de agora a curadoria estará nas mãos do guitarrista e vocalista Clemente Tadeu Nascimento, sendo assim, os músicos de Osasco e Região podem enviar o material (CD, release e contatos) pelo correio, email (email@osasco.sescsp.org.br) ou pessoalmente para o Sesc Osasco.

E para o fechamento de curadoria do Bocato, o Sesc Osasco organiza agora em Junho a Mostra Ecos Musicais. Aos domingos, das 15h30 às 19h, bandas que se destacaram no palco do ECOS Musicais entre maio de 2014 e maio de 2015 retornam para mais um show.

Confira a programação:

Dia 7 – Gegê Caos | DNA de Vagabundo | Atirei o Pau na Lata
Dia 14 – Doddo Silva | Michel Lima | Vanessa Moura
Dia 21 – Dôdi | Susie Mathias | Pindorama
Dia 28 – Planeta Jah | Naguetta | T-Rocks

 

o que:

Mostra Ecos Musicais

onde:

Sesc Osasco. Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das Flores, Osasco.

quando:

Dias 6,13,20 e 27/7 - 15h30 às 19h

quanto:

Grátis