Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

100 anos de paixão pelo futebol

A partir do dia 17 de julho, os 100 Anos do Esporte Clube Taubaté estarão em cartaz no Sesc Taubaté, em uma exposição que retrata a trajetória do clube desde sua fundação até os dias atuais. Além de fotografias, textos, imagens e instalações, a exposição conta com exibição de troféus originais e outros objetos que ajudam a reconstituir a história do time.

Abordando a forte relação do clube com a cidade e sua população, a mostra propõe um resgate histórico e social de fatos que remetem aos primórdios do futebol na cidade e à fundação do clube. A narrativa segue passando pelas primeiras competições, conquistas, a profissionalização e também pelos apelidos que o time ganhou.

“Burrão, eô!”
O mais famoso deles, o de “Burro da Central”, surgiu como piada em uma charge publicada pelo jornal Gazeta Esportiva em 1955, mas foi abraçado pelos torcedores que fizeram do Burro o mascote e maior símbolo do time.

Rivalidade e Vitórias
Como característica típica do futebol, a rivalidade com o time da cidade vizinha, o São José, também faz parte da narrativa, em ocasiões como a final do campeonato paulista da segunda divisão de 1979, disputada na capital com vitória do time taubateano.


Foto tirada antes da partida que garantiu o campeonato em 1979, contra o rival São José


A mais recente conquista do Taubaté não fica de fora da exibição. O campeonato da Série A3 do Paulista de 2015 marcou também a primeira final disputada e vencida na casa do time, o Estádio Joaquim de Morais Filho.

Conteúdos Especiais
Durante o período da exposição serão publicados no Portal Sesc SP crônicas de jornalistas convidados a registrar suas lembranças em textos que homenageiam o Taubaté. Além das crônicas, vídeos inéditos compõem o conteúdo exclusivo para internet, com imagens captadas nos dois últimos jogos do Campeonato Paulista da Série A3 de 2015. Os vídeos trarão entrevistas com ícones do clube, como o ex-jogador Gilsinho, depoimentos de torcedores, imagens dos jogos e da torcida.

Programação Relacionada
Além da exposição, outras atividades completam a homenagem ao Esporte Clube Taubaté. No dia 1/8, um jogo exibição reunirá ex-jogadores do time nos campeonatos de 1979, 2003 e no acesso à série A3 de 2009. Para reunir a torcida, o encontro Memórias do Meu Burro, que acontecerá no dia 18/7, é um convite para que os torcedores tragam fotografias e dividam suas histórias com outros seguidores do time.  Um city tour temático apresentará curiosidades da história do Esporte Clube Taubaté conectadas com a história da cidade.

Concebida pela equipe técnica do Sesc Taubaté, a exposição foi desenvolvida com base na pesquisa histórica de Ângelo Rubim, do site Almanaque Urupês, e com o apoio do Esporte Clube Taubaté. A mostra estará aberta à visitação entre os dias 17/7 e 1/11. O agendamento de visitas monitoradas para grupos pode ser feito pelo email exposicao@taubate.sescsp.org.br ou pelo telefone (12) 3634-4000.

_____________________________________

Crônicas

Jornalista Cláudio Nicolini inaugura série de crônicas sobre os 100 anos do Esporte Clube Taubaté. Leia crônica aqui

Professor, torcedor apaixonado e jornalista Robson Monteiro relembra a insuperável emoção da vitória sobre o São José no acesso à Divisão Especial, conquistado em 1979. Leia aqui

Moacir dos Santos,jornalista, radialista e torcedor fanático do alvi-azul dá o seu relato sobre o centenário

J
oão Paulo Sardinha narra A Guerra dos Cem Anos

_____________________________________


Colaboradores:
TV Vanguarda, Museu da Imagem e do Som de Taubaté, Museu do Futebol, TV Band Vale, Alfredo Ortiz Abraão, Antonio Pereira de Faria, Bruno Lemes, Moacir dos Santos, Horton Sidney Cunha, Gilson Rezende, Carlos Alberto Moreira, Bruno Gil Oliveira, Frederico Carvalho, Jonas Barbetta de Souza e Rogério Marques.


 

o que: 100 Anos do Esporte Clube Taubaté
quando:

De 17/7 a 1/11

onde:

Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264 | 12 3634-4000

ingressos:

Grátis