Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

24 horas em Quadrinhos

Trecho da HQ de Elcerdo, produzida durante a
Trecho da HQ de Elcerdo, produzida durante a "Sessão Geléia HQ" na Virada no Sesc 2015

Ideia, roteiro, rascunho, desenho, arte final, letramento, paginação, impressão, montagem e distribuição: as fases de produção de uma história em quadrinhos são várias e muito trabalhosas. Na Sessão Geleia HQ, o desafio era cumprir todas essas etapas em grupo – e em apenas 24 horas. Em uma mesma sala, a criatividade de 12 desenhistas cresceu até quase não caber mais. Gabriel Góes, João Lin, Luciano Salles, Magenta King, Pedro Cobiaco, Tiago Lacerda (Elcerdo), João Carlos Vieira (João Azeitona), Dalton Tadeus Soares Cara (Dalts), Mateus Santolouco, Felipe Nunes, Marcelo Costa e Magno Costa uniram esforços para produzir "Rô", a história de um personagem sem gênero definido, contada em terceira pessoa e por vários pontos de vista. "A ideia era achar um tema com algum elemento em comum que ligassem as histórias. Este elemento iria ser o plano principal para cada artista criar. E foi definido que seria um personagem esse elo", explica Tiago Lacerda.


João Carlos Vieira (João Azeitona), artefinalizando uma das páginas do zine | Foto: Carlos Rocha

Depois de estabelecer a conexão entre os estilos, cada artista criou uma história de duas páginas para "Rô". Antes de passar para o papel, o grupo compartilhou suas narrativas, e cada quadrinista se abriu para críiticas e opiniões. O próximo passo foi desenhar, desenhar e desenhar mais um pouco, processo que o público da Virada Cultural podia acompanhar de perto, já que a sala ficava aberta para visitação. Quando as HQs individuais ficaram prontas, o grupo imprimiu uma versão de cada uma e, em conjunto, escolheu a ordem da edição. “Todos participaram dessas fases”, lembra Tiago.

Além da dificuldade de criar uma revista que unisse histórias e estilos de diferentes autores, Tiago lembra que o tempo era um outro grande desafio para o grupo, "não para criar e produzir as duas páginas, mas para montar, editar e imprimir, que geralmente é a parte mais difícil". Apesar das adversidades, o quadrinista aponta a atmosfera descontraída como uma das delícias da Sessão Geleia HQ: "Estar com amigos e com pessoas cujo trabalho admiramos foi incrível, e a estrutura que o Sesc nos proporcionou ajudou e muito". Depois de tanto trabalho, o grupo não pretende parar por aí. "Nossa idéia é imprimir esta revista e levar para eventos. O resultado ficou realmente interessante, o que nos fez querer ter este projeto com uma qualidade de impressão maior, para outras pessoas terem acesso", revela Tiago.

Baixe e confira o resultado desta jornada aqui:

Quem é Rô em PDF