Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

No mundo das letras

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ambição, poder e sedução

Em épocas distantes e diferentes, três rainhas desafiaram a ordem social controlada pelo mundo masculino, impondo-se pela beleza, sedução e majestade.

Em Rainhas da antiguidade (editora Letra Selvagem), Dirce Lorimier Fernandes relata a história de Elisa, Cleópatra e Zenóbia, soberanas que tiveram em comum a coragem e a atuação política marcante. E que, “quando se sentiram em perigo, souberam apelar para seus mais secretos poderes ou perfídias...”

A empresa com corpo e alma

Uma organização, ou empresa, vista e tratada como um ser vivo que nasce, ganha corpo, adquire conhecimentos, interage com o mundo, adapta-se ao ambiente e obedece a um ciclo de vida. Pode adoecer, ficar obesa, paranoica e também cuidar da própria saúde. E pode morrer de causas diversas.

É com essa metáfora que Sidney Zaganin Latorre realiza uma abordagem criativa do tema, em Mas, afinal, o que é essa tal de organização?, lançado pela Editora Senac de São Paulo.

Um pouco da Itália no Brasil

A Padaria Basilicata foi fundada em 1914 por imigrantes e seu centenário mostra a história dos italianos em São Paulo e as dificuldades de adaptação ao Novo Mundo. Padaria Basilicata, com texto de Cheila Vargas e ilustrações de Ciro Araújo, é antes de tudo uma homenagem do Senac de São Paulo a todos os que vieram da Itália para a capital paulista e que colaboraram, sem trair suas raízes, para o desenvolvimento do país.