Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Férias pra que te quero?

Espetáculos, vivências, oficinas, exibições de filmes, contações de histórias e muito mais.
Espetáculos, vivências, oficinas, exibições de filmes, contações de histórias e muito mais.

Quando o mês de julho chega dá vontade de ir ao cinema, ao teatro, assistir um show, se inscrever em uma oficina... Tudo é válido para preencher o tempo livre com diversão e aprendizado. Pensando nisso o Sesc Campo Limpo realiza o projeto Férias Pra Que Te Quero?.

Atividades para jogar, para brincar, para contemplar, para experimentar, para cantar, para dançar, para construir coisas, enfim, para você curtir o mês e voltar contando as novidades.

Touché!

Quem gosta de assistir filmes de faroeste, como os do Zorro, e já sacou uma colher de pau para imitar as manobras de Don Diego De La Vega, pode experimentar uma prática que virou modalidade olímpica, com a Vivência de Esgrima.

O professor e técnico Ricardo Salles, explica que esta “é uma das poucas modalidades que até o praticante mais tímido se solta, uma vez que ao colocar a máscara ele se sente protegido e se solta muito mais do que em outras modalidades”. Além de trazer benefícios físicos também exercita a inteligência, pois aquele que tiver melhores estratégias tem mais chances de vencer. “É o único esporte de combate que pessoas de diferentes estaturas e pesos se encontram em pé de igualdade. Não tem divisão de peso, pois a lâmina do florete, da espada e do sabre [tipos de espadas] tem o mesmo tamanho e peso e faz com que o mais inteligente, aquele praticante com a melhor estratégia, vença, e não o mais forte.”, explica Ricardo.

Você é a estrela do show

Assistir uma apresentação teatral também pode ser muito legal, melhor ainda quando a sua participação é essencial para a dramaturgia. O espetáculo Circense Teatral colaborativo Mimicalado Show “é uma saga, com começo, meio e fim que, para ser contada e ilustrada em movimentos, é necessária a ajuda do público”, conta o palhaço-mímico Leandro Calado.

A montagem revela a história de uma criança abandonada que se transforma no palhaço do circo, apresentando um inusitado e divertido show de variedades. Para Leandro “O trabalho mostra a importância da participação ativa na vida em sociedade, que não é preciso ter medo da vida. E que, no final das contas, esta mesma vida é uma grande brincadeira, uma grande ‘Férias’! E que podemos brincar juntos!”.

Fazendo arte

Para a criatividade rolar solta a oficina Ilustra Aqui! apresentará o processo de criação de ilustrações por meio da experimentação de técnicas com diversos tons e texturas. O objetivo será mostrar que desenhar é mais fácil do que se possa imaginar. Além de exercitar o imaginário os participantes ainda podem desenvolver outras habilidades. Para o ilustrador Gilberto Valadares “o projeto tem um papel fundamental no desenvolvimento das ações motoras, auto-expressão, visão de mundo e até mesmo no lado sensível e afetivo de qualquer pessoa que tenha este interesse, saindo de sua zona de conforto para se desafiar a evoluir em todas essas áreas”. Não precisa ser profissional, basta gostar de desenhos, pois apesar de conter informações técnicas o processo de aprendizado promete trazer momentos de diversão.

Isso é só um pouco do que te espera na programação deste mês, que está só no comecinho. Prepare-se para curtir gratuitamente espetáculos, vivências, oficinas, exibições de filmes, contações de histórias e muito mais. Você que se perguntou “o que vou fazer nestas férias?” certamente vai encontrar a resposta aqui.