Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

12 dicas para iniciantes na astronomia observacional

Além de atuar na área médica como cardiologista em Araçatuba, Marco Goiato tem como principal hobby a astronomia observacional. Curioso e interessado pela área, acredita que qualquer pessoa pode realizar observações de corpos celestes de maneira simples e recreativa, mesmo com pouco conhecimento astronômico inicial. Apesar de não se considerar profissional no assunto, Goiato possui equipamentos e experiência e, além das informações que serão abordadas em sua explanação, nos auxiliou a elaborar 12 indicações valiosas e exclusivas para o portal do Cosmos na internet. Abaixo você descobre como iniciantes devem proceder em uma observação. Confira:

1. Não é preciso conhecimento aprofundado para realizar as primeiras observações. Mas também não dá para visualizar corpos celestes sem instruções prévias. Estudar a teoria é sempre interessante, como, por exemplo, maneiras de identificar as atrações do espaço. Nada que um pouco de tempo fazendo pesquisas em sites de busca na internet não resolva.

2. Conheça o céu. Pesquise sobre as estrelas, constelações, planetas, sistemas. Quanto mais conhecimento, melhor. Tente se aprofundar no assunto para evoluir as observações.

3. É necessário estabelecer os objetivos principais e secundários das sessões, ou seja, o que será visto. Se a intenção é ver determinadas estrelas, não mude o foco.

4. Manter-se atualizado sobre o calendário do mundo astronômico é importantíssimo. É como uma pauta para as observações. Em agosto deste ano, por exemplo, estão previstos cinco acontecimentos relevantes. No dia 1º será possível ver a chuva de meteoros Alfa Capricórnideos; no dia 6, a chuva de meteoros lota Aquárida Sul; em 12 a chuva de meteoros Perseidas; já no dia 13 acontecerá a passagem do cometa Churyumov-Gerasimenko; e, no dia 25, a chuva de meteoros lota Aquárida Norte encerra a programação do mês. As informações são do site ebc.com.br.

5. Planeje as atividades. Escolhas os equipamentos, defina os horários adequados, tenhas mapas em mãos e analise as condições atmosféricas. Ninguém quer ser impedido repentinamente por um tempo nublado ou pela chuva.

6. O melhor período para realizar observações é no inverno, quando existe menor probabilidade de nuvens e a umidade na atmosfera é menos intensa, sendo possível visualizar até a luminosidade de corpos celestes com pouca incidência de luz. A noite nesse período também é mais longa, o que permite ao observador se dedicar à atividade durante período maior.

7. Os melhores horários para observação são entre a meia noite e o nascer do sol. Acredite: pouca circulação de carros nas ruas auxilia no processo. Quanto maior o número de automóveis, maior a quantidade de substâncias poluentes no ar, o que prejudica a visão da atmosfera e dos astros luminosos.

8. É possível fazer observações significativas mesmo a olho nu. Desde fenômenos mais simplistas, como meteoros, auroras polares (fenômenos ópticos nos céus que ocorrem em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra; conhecidas no hemisfério norte como aurora boreal) e arco-íris, até outros planetas do Sistema Solar. No total é possível visualizar cinco planetas, são eles: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. É fácil diferenciar os planetas de estrelas. Os primeiros emitem um brilho fixo, diferentes das segundas, que ficam cintilando.

9. Também é possível enxergar as fases, eclipses e algumas ocultações da Lua, assim como aglomerados abertos (grupos dispersos de estrelas), aglomerados globulares (grupos concentrados de centenas ou milhares de estrelas ligadas gravitacionalmente), cometas, eclipses solares e, até mesmo, três galáxias: Andrômeda, Triângulo e Nuvens de Magalhães. Para vê-las é preciso estar longe das luzes das cidades.

10. Converse com gente que entende do assunto. Trocar informações é sempre fundamental para o aperfeiçoamento de qualquer prática. Pessoas mais experientes certamente têm dicas importantes para compartilhar.

11. Seja perseverante! Não conseguir se orientar muito bem nas primeiras vezes é normal. E más condições atmosféricas sempre adiam observações. O importante é insistir.

12. Divirta-se! Faça da prática algo recreativo, um passatempo, um hobby. Você verá como as observações serão prazerosas.

 

Voltar