Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ufologia sob o olhar de dois pesquisadores

CASO ALIEN DE 3 METROS - ilustração Pedro de Campos
CASO ALIEN DE 3 METROS - ilustração Pedro de Campos

É unânime entre os ufólogos que o ser humano não é o único a ter altos níveis de racionalidade e evolução no universo. Para eles, pensar que estamos sozinhos por aqui não é nada gentil. Na verdade, soa até mesmo um pouco egoísta quando a pequenez do homem é comparada à grandiosidade do cosmos.

Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente Chico, o mais conhecido médium brasileiro, afirmava que no universo há vida em variados estágios de progresso, ou evolução, que diferem científica e moralmente, além de se manifestar em inúmeras formas físicas e ultrafísicas (no senso comum consideradas como espirituais).

Há, pelo menos, cinco categorias de mundos: os Primitivos, os de Expiações e Provas, os Regeneradores, os Felizes e os Celestes. A Terra, que está inserida no mundo de Expiações e Provas, possui um conjunto de fatores que a classificam deste modo. O principal deles é a questão sentimental, que se manifesta no homem de maneira pouco evoluída quando comparada a outros seres. O ser humano tem para si sentimentos como orgulho, inveja, egoísmo, ciúme, maus instintos e ganância, por exemplo, que os diferem e causam, inclusive, mal estar entre si. Porém, há, segundo a doutrina de Chico, outros mundos parecidos em nível de progresso com a Terra, mas em distritos espaciais distantes.

Pedro de Campos, pesquisador de Espiritismo Científico, Psicobiofísica, Ufologia e adepto da filosofia de Chico Xavier, explica que os contatos já testemunhados na Ufologia são responsáveis pela classificação dos mundos e auxilia a orientar o estudo sobre o tema. “No cosmos há povos de aspecto físico variado, quer semelhante a nós, quer diferente, e o mesmo se pode dizer quanto ao grau moral-social, mas todos com tecnologia mais avançada que a nossa”, afirma. 

A explanação de Campos também consiste nas experiências extraterrestres de Chico Xavier. Segundo o palestrante, o médium abordava constantemente a respeito da vida em outros mundos e chegou a prever que em um futuro próximo o homem fará contato formal com outras civilizações.   

Mensagens alienígenas
“Conhecimento adquirido através de estudos longos e exaustivos”, classifica Gener Silva, presidente do Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba), sobre os dados e informações na área da Ufologia que são resultado de sua pesquisa.

O pesquisador relata que a palestra é resultado de estudos que têm como base a investigação bibliográfica em livros, artigos e textos de especialistas mesclados com um seletivo e cuidadoso levantamento em diferentes meios, como a internet. A explanação pretende difundir a visão de um ufólogo veterano a respeito da comunicação extraterrestre, da interação entre duas civilizações inteligentes.

Conforme Gener, o esclarecimento sobre as relações entre humanos e extraterrestres é muito importante para que os terráqueos compreendam que a civilização terrestre caminha para um contato mais próximo com outros seres do cosmos. Para tanto, é necessário, na opinião do pesquisador, estudar os casos já registrados para que se consiga estabelecer parâmetros de uma aproximação futura.

Casos clássicos, como da mensagem de Arecibo e da floresta de Rendlesham, ambos da Inglaterra, estarão na abordagem. Para o pesquisador, compreender os contatos alienígenas por meio de suas mensagens pode revelar detalhes relevantes sobre a condição da vida humana na Terra e fora dela.

Voltar