Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental

Vista da Trilha d´água do Sesc Bertioga / Foto: Lúcio Érico - Sesc
Vista da Trilha d´água do Sesc Bertioga / Foto: Lúcio Érico - Sesc

Entre os dias 13 e 17 de julho foi realizado no Sesc Bertioga o 13° Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental. O encontro contou com representantes do Brasil, EUA, África do Sul, Chile, Suécia e Austrália, teve apoio do Sesc São Paulo e organização da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O principal objetivo foi criar oportunidades para compartilhar experiências realizadas internacionalmente e no Brasil em educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), contribuindo assim para o fortalecimento de redes articuladas na área de Educação Ambiental.

Pesquisadores durante o seminário internacional / Foto: Emerson Costa - Sesc Bertioga

O seminário aconteceu no Centro de Educação Ambiental - CEA do Sesc Bertioga, onde 28 pesquisadores de várias partes do mundo estiveram reunidos para, segundo Maria Inês Gasparetto Higuchi, pesquisadora sênior de educação ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCT), discutir o tema de forma profunda, atrelada a criticidade da educação ambiental. Chris Eames, pesquisador da University of Waikato (Nova Zelândia), expôs que “apesar de cada região do mundo ter culturas diferentes, a questão ambiental é global, pois vivemos no mesmo planeta”.

Aproveitando o encontro de renomados pesquisadores da área, o Sesc SP organizou três atividades paralelas visando o intercâmbio de conhecimento para os seus frequentadores, funcionários e comunidade de Bertioga.

 

Chris Eames durante a sua apresentação no Sesc CPF / Foto: Lúcio Érico - Sesc 

No dia 11 de julho o CPF recebeu os pesquisadores Chris Eames (Nova Zelândia) e Claudio Aguayo (Chile), ambos da University of Waikato, Nova Zelândia. Eles apresentaram o contexto geral da educação ambiental em seus países, assim como estudos de caso de projetos sobre este tema e comunidades sustentáveis.

Em 12 de julho, no Sesc Bertioga, funcionários participaram do workshop mediado pelos pesquisadores Cae Rodrigues (Universidade Federal de Sergipe), Valéria Lared (Universidade Federal de São Carlos) e Philip Payne (Monash University - Austrália). A atividade estimulou a troca de saberes entre os participantes tendo como tema a “Corporeidade e experiências afetivas em áreas naturais”, sendo realizada na Trilha d´água, percorrendo áreas do Sesc Bertioga, Parques Estaduais da Serra do Mar e Restinga de Bertioga

 

Como parte da programação paralela, o Centro de Educação Ambiental do Sesc Bertioga, em 16 de julho, promoveu mais uma edição do Ciclo de Debates Nós e a Cidade com o tema “Educação ambiental em unidades de conservação”. Aproveitando o momento e envolvimento da comunidade local na criação da Reserva Sesc Bertioga, o encontro contou com a fala da pesquisadora Isabel Carvalho, da PUC – RS, que compartilhou suas pesquisas e experiências na gestão da RPPN Pró Mata, assim como trabalhos de interpretação ambiental no campus universitário. Junto à pesquisadora, Guaraci Diniz compartilhou a experiência da RPPN Sítio Duas Cachoeiras, onde realiza amplo trabalho de educação ambiental com diversos formatos de ação desenvolvidos de forma autônoma. A mediação do ciclo foi de Guilherme Rocha Dias, comunicólogo que coordena a elaboração do Plano de Manejo da futura RPPN Sesc Bertioga.

Ciclo de Debates Nós e a Cidade / Foto: Karen Pimentel - Sesc Bertioga

Com a realização de atividades voltadas às comunidades com as quais atua, o Sesc SP atingiu seu objetivo ao acolher o 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental, ampliando a discussão na esfera acadêmica e garantindo compartilhamento destas experiências com a comunidade. A parceria Sesc/Universidades se fortalece, uma vez mais, como uma possibilidade de enriquecer o repertório dos cidadãos ao gerar possibilidade de contato e acesso a informações e experiências transformadoras.