Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto no Sesc Ipiranga homenageia o escritor Mário de Andrade

Nascido em São Paulo, no ano de 1893, Mário de Andrade, - professor, crítico, poeta, contista, romancista, músico e pesquisador-, foi a força motriz por trás da Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em 1922 que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil. Foi também um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro 'Paulicéia Desvairada'.  Em 1928 publicou Macunaíma, considerado um dos romances capitais da literatura brasileira. Alguns dos seus livros de poesia e contos são: Clã do jabuti, Poesias e Lira paulistana, Primeiro andar e Contos Novos. Andrade publicou obras sobre música popular brasileira, poesia e outros temas. Tinha como objetivo declarado “conquistar e divulgar a todo país, a cultura brasileira”. Morreu em São Paulo em 25 de fevereiro de 1945.

Em homenagem ao escritor, o Sesc Ipiranga em parceria com a Companhia do Feijão, apresenta uma programação especial nos meses de agosto, setembro e outubro. A Companhia do Feijão, que desde a sua criação (1998) sempre se valeu de sua literatura e suas teorias estéticas, apresenta uma série de espetáculos, oficinas e encontros com o intuito de ressaltar a obra e o pensamento desse renomado autor.

Para a Companhia do Feijão: 

“A passagem do 70º aniversário da morte de Mário de Andrade, em 2015, proporciona à Companhia do Feijão e ao Sesc uma valiosa oportunidade de homenageá-lo à sua altura e maneira: trabalho artístico e de reflexão intenso, aliado a um painel minimamente representativo da infinidade de áreas por onde ele incansavelmente transitou, olhando e agindo com profundidade reveladora sobre o Brasil e os brasileiros, seu imaginário, identidades e conflitos. A relação de companhia com a obra deixada por Mário de Andrade é antiga e determinante, espelhada numa história de vida que definiu, além de um vasto campo artístico de atuação, uma trajetória de intelectual interessado em desenvolver e estimular a busca por caminhos e linguagens que pudessem abarcar artisticamente as inumeráveis formas e significados culturais brasileiros, de maneira concreta, em compasso com o mundo contemporâneo e avessa a nacionalismos populistas. Um homem à frente do seu tempo. A parceria com o Sesc nesta empreitada é emblemática no que se refere à sua permanente preocupação com formação e memória em amplo sentido, notadamente em relação ao homenageado, cuja obra e pensamento aqui sempre encontraram atenção e abrigo competentes.”

O primeiro espetáculo a ser apresentado no dia 1 de agosto é 'O Ó da Viagem', seguido de 'Manuela' e Armadilhas Brasileiras

O Ó da Viagem - Foto: José Romero

Completando a programação do projeto '70 Anos sem Mário de Andrade', durante o mês de setembro teremos oficinas, exercícios cênicos e bate-papos baseados na obra do escritor.

 
Consulte a programação completa aqui.