Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um dia nos Templos Orientais

"Não deixe se abater pela chuva" é a primeira frase do poema do budista Kenji Miyazawa de mesmo nome. Com essa frase em mente, o pessoal aproveitou o roteiro Templos Orientais do Turismo Social das unidades de Osasco e Pinheiros, que aconteceu no sábado, dia 25/7. A relação com a natureza de forma completa, seja ela com sol ou chuva, é um dos grandes preceitos do Budismo, e em um sábado nublado e com gároa, os 40 participantes tiveram um dia de muito aprendizado e apreciação da natureza, arquitetura e cultura oriental.

No período da manhã, o grupo acompanhado da guia Cristiana visitou o Parque Turístico Nacional Vale dos Templos, localizado na cidade de Itapecerica da Serra. Lá, visitaram o templo Kinkakuji, uma réplica do homônimo na cidade de Quioto, Japão - ele funciona como um cinerário e tem orientação ecumênica, ou seja, aberto à todas religiões. Além do Kinkakuji, o grupo visitou também o Enkoji, distante poucos metros um do outro, esse já de orientação Zen-budista. O parque é recheado de mata atlântica, o que confere uma bela paisagem durante a difícil subida entre o local dos templos e a entrada do parque. Onde o grupo se reuniu novamente para continuar o passeio.

No período da tarde o destino foi o Templo Zulai, localizado na cidade de Cotia. Depois do almoço vegetariano no templo, o grupo sob a mediação da guia conheceu mais sobre a própria origem do local, e um pouco da cultura budista através das estátuas presentes no templo, desde os simpáticos Bodisatvas - representando um estágio de iluminação, até as grandes expressões faciais dos 18 arhats - os seguidores originários de Buda. Ainda houve tempo para o grupo explorar os demais espaços do complexo, como o museu, lanchonete, lojinha, observar aulas de kung fu, ou simplesmente apreciar toda a grandiosidade do templo.

Com certeza uma tarde que rendeu muito aprendizado e vontade de mais descobertas, assim pensa Ivete e Valéria, mãe e filha, de Diadema que gostaram muito desse que foi o primeiro passeio delas no Turismo Social do Sesc São Paulo - "o primeiro de muitos", disse Ivete. Elas já haviam tentado, sem sucesso, quando o roteiro Templos Orientais foi oferecido no Sesc Bom Retiro e Sesc Carmo. Dessa vez conseguiram pelo Sesc Pinheiros, foram persistentes e não desistiram, assim como também não se deixaram abater pela chuva no sábado. 

 


Confira algumas fotos do passeio na galeria:

 

 

 

Fotos relacionadas