Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

VII Conferência “O Melhor de Ambos os Mundos”

Jovens de Bertioga entrevistando pesquisadores do Brasil e da Malásia. Foto: Vitor Genesio
Jovens de Bertioga entrevistando pesquisadores do Brasil e da Malásia. Foto: Vitor Genesio

De 6 a 12 de setembro de 2015 o Sesc SP participa da VII Conferência “O Melhor de Ambos os Mundos” que será realizado na Rainforest Discovery Centre, na cidade de Sabah, na Malásia. A conferência teve início em 1998, na África do Sul e as edições seguintes alternaram sua realização entre Malásia e África do Sul até o ano de 2013. Em 2014, o encontro foi realizado pela primeira vez no Brasil, no Sesc Bertioga, em uma correalização da Universidade de São Paulo (USP) e Sesc SP.

____________________________

Ouça aqui entrevista com os pesquisadores do Brasil (Marcos Sorrentino) e da Malásia (Noor Azlin) 

____________________________

O tema da edição 2015 é “Ensuring Effective Delivery for a Sustainable Future” - como a educação para a sustentabilidade deve estar atrelada aos contextos político-sociais. O Sesc SP apresenta o projeto Radio Ambiente 21 que teve início em 2012, na cidade de São Paulo, em correalização com o Cala Boca Já Morreu - Porque nós também temos o que dizer!

 

O projeto consistiu na criação coletiva de programas de rádio e transmissão, ao vivo, via internet, de programas inteiramente produzidos por jovens de 13 a 29 anos e educadores, que trabalharam na perspectiva da educomunicação, procurando articular aspectos do cotidiano com questões socioambientais.

Inicialmente participaram cerca de 80 jovens das unidades Consolação, Interlagos, Pompeia e Santo André, num período de seis meses. O objetivo foi discutir o direito humano à comunicação, promovendo discussões críticas acerca dos fenômenos sociais e reforçando que educação e comunicação caminham juntas. O projeto contou também com quatro reuniões entre os jovens e educadores das unidades envolvidas, além do "Encontro de Juventude e Meio Ambiente", no Sesc Itaquera.

Além disso, parte dos jovens foi escolhida, pelos próprios colegas, para participarem da cobertura da Rio + 20 e Rádio Cúpula dos Povos, desenvolvendo conteúdos críticos sobre o evento com registros em foto e áudio. Outra ação dos jovens foi o acompanhamento da inauguração do Sesc Sorocaba, onde também criaram programas de rádio para abordar a temática do evento e a opinião do público.

Motivado pelo processo de criação da Reserva Sesc Bertioga (futura RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural) e a realização da VI Conferência “O Melhor de Ambos os Mundos” em Bertioga, os jovens que integraram a Radio Ambiente 21 foram convidados a participarem, juntamente com jovens moradores de Bertioga, da cobertura da conferência que contou com 240 participantes de 17 países diferentes. 

A experiência motivadora gerou o projeto Rádio Reserva. Seguindo as bases conceituais  da Radio Ambiente 21, interagindo diretamente com o processo de elaboração do plano de manejo da futura RPPN Sesc Bertioga, esta edição das oficinas contou com participação dos jovens de Bertioga que tiveram a oportunidade de entrar em contato com os pesquisadores que realizaram o diagnóstico da área da reserva. Os programas de rádio, com debates e entrevistas que compartilharam conhecimentos sobre o processo de criação desta unidade de conservação, também analisaram e geraram informações sobre o território do entorno da área (os bairros e as percepções dos moradores sobre o ambiente), sobre comunicação e o papel do jovem na cidade de Bertioga.

Com estes projetos, reconhecidos internacionalmente, o Sesc estimula o diálogo das áreas de educação para a sustentabilidade e juventudes, tendo como retorno dos jovens o entendimento que eles perceberam que todos, independente de idade, gênero, nível econômico ou qualquer outra condicionante, tem direito à comunicação e não só o de receber informação.
Mais do que produzir programas de rádio, estes jovens efetivamente realizaram leituras críticas da realidade e compartilharam ideias e expectativas. Olhar o território faz parte da ação educativa que promove a cidadania e a autonomia dos jovens.