Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Itaquera e ONG Sã Consciência realizam 14ª Copa da Inclusão

Equipe da Copa da Inclusão comemorando gol. Foto: Carolina Vidal/Sesc
Equipe da Copa da Inclusão comemorando gol. Foto: Carolina Vidal/Sesc

Desde 2005, o evento tem sede no Sesc Itaquera e conta com a parceria do Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP) e a ONG Sã Consciência para promover a integração e inclusão de usuários dos serviços de saúde mental.

Entre 15 de agosto a 26 de setembro de 2015, aos sábados das 9h30 às 17h, o Sesc Itaquera recebe a 14ª edição da Copa da Inclusão, um encontro anual esportivo, cultural e terapêutico direcionado aos usuários dos serviços de saúde mental, seus familiares e profissionais. O encontro é o maior do segmento no Estado de São Paulo e um dos mais expressivos em toda a América Latina.

Dentro do contexto da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial, a Copa da Inclusão propõe o desenvolvimento de novas práticas, discursos e transformações. Durante a abertura desta edição, no dia 15 de agosto de 2015, conversamos com Ed Otsuka – Coordenador Geral da Ong Sã Consciência e coorganizador da Copa da Inclusão:

“A Copa da Inclusão surgiu em 2002, e desde o início, já estava muito forte a questão do empoderamento e do protagonismo do usuário. O nome ‘Copa da Inclusão’ é uma ideia do próprio usuário. Eu era estudante ainda na época, estagiário, e eles trouxeram a importância de estarem em outros espaços, de encontrarem outras pessoas e fazendo uma coisa que gostavam, uma coisa simples que era o futebol, e eles tinham uma tarefa coletiva. A partir daí, a gente foi criando parceiros, eles mesmos foram trazendo o quão importante é a mudança no cotidiano, que é repetitivo, que estereotipado, e de que forma que essas atividades poderiam possibilitar essa transformação. Então, desde o início, o usuário é o centro, o protagonista disso. A gente acaba sendo um instrumento desse movimento, precisamos sempre estar atentos aos direitos que, historicamente e ainda hoje são negados, temos que estar sempre trabalhando e escutando eles para que gente possa resgatar, reivindicar e reafirmar direitos que muitas vezes não são respeitados.”

 

Os participantes podem escolher além do futebol, outras atividades esportivas como voleibol, tênis de mesa, dominó, dama, xadrez, queimada e corrida, além de show de talentos, mostra de trabalhos manuais, oficinas culturais e de habilidades.

A Ong Sã Consciência promove reuniões mensais para preparar a copa. Cerca de 70 centros (76 serviços) de serviços de saúde mental participam dos encontros junto a alguns usuários, que auxiliam participam da elaboração e organização de cada edição do encontro, tal como na definição dos jogadores escolhidos e das modalidades que serão praticadas.

A expectativa é de que o evento possa receber mais de 2.400 pessoas de 1000 pessoas em cada data do encontro, contando apenas os participantes oriundos dos 76 de aproximadamente 70 instituições de serviço mental das cidades de São Paulo, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Santo André, Guarulhos, Carapicuíba, Itapetininga, Suzano e Mogi das Cruzes.

A Feira de Artesanatos (geração de renda) confirma o crescimento do público que frequenta a Copa da Inclusão. O Sesc Itaquera disponibiliza estandes para que os participantes exponham e vendam objetos que confeccionaram.

Quando alcançou a 8ª edição consecutiva no Sesc Itaquera, a equipe organizadora optou por fazer mudanças na estrutura do evento. “Não podíamos continuar resumindo toda a Copa em uma única prática esportiva, que era o futebol. Por isso, incorporamos outros esportes. Além disso, incluímos jogos de tabuleiro, práticas e oficinas artísticas”, explica o supervisor de esportes do Sesc Itaquera, Mario Augusto Silveira.

O aumento das atividades também foi responsável por gerar mais interesse dentre os outros frequentadores do Sesc Itaquera. “Na última edição, notamos que o público tem visto os usuários de forma bem mais natural. As dúvidas vão se dissolvendo, eles se aproximam e perguntam bastante, tendo todas suas questões esclarecidas”, diz Ed.

“Trata-se da desconstrução de um pensamento pré-estabelecido e a construção de possibilidades de transformação da realidade pelo próprio usuário, que historicamente foi tolhido de seus direitos, marginalizado e segregado da sociedade por meio de manicômios e outros instrumentos perversos”, afirma Ed.

Veja as fotos do primeiro dia do evento:

Programação completa

AGOSTO
DIA 15
9h30 - Abertura
11h - Jogos de Futsal
13h30 - Oficinas

DIA 22
9h30 - Jogos de Futsal
13h - Show de Talentos
14h - Oficinas

DIA 29
9h30 - Jogos de Futsal
11h30 - Tênis de Mesa
13h às 16h - Show de Talentos
14h – Oficinas

SETEMBRO
DIA 12

9h30 - Jogos de Futsal
11h30 - Dominó
13h às 16h - Show de Talentos
13h30 - Queimada
14h - Oficinas

DIA 19
9h30 - Corrida
10h30 - Dama
10h30 - Jogos de Futsal
13h às 16h - Show de Talentos
13h - Xadrez
13h30 às 17h Voleibol

DIA 26
9h30 - Jogos de Futsal
11h - Mesa de Debates

Todos os dias do evento - feira de artesanato das 9h30 às 17h

 

o que: 14ª Copa da Inclusão 2015
quando:

Sábados, de 15 de agosto a 26 de setembro - das 9h30 às 17h

onde:

Sesc Itaquera | Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Tel: 11 2523 9200

ingressos:

Grátis.