Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação


DURANTE ONZE DIAS, CAMPINAS RECEBE ESPETÁCULOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NA 9ª BIENAL SESC DE DANÇA

De 17 a 27 de setembro, a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, é palco da Bienal Sesc de Dança, que reúne grandes nomes da dança contemporânea em mais de 30 espetáculos, além de intervenções, instalações, mediações, oficinas, laboratórios e residências. Produções do Brasil, França, Portugal, Argentina, Uruguai e Áustria fazem parte da programação, que ocupará o Sesc Campinas e outros espaços, como a Estação Cultura, CIS Guanabara, Teatro Castro Mendes e MIS – Museu da Imagem e do Som, além de ruas e praças.

Em sua nona edição, a bienal dá sequência ao festival já consagrado em Santos, no litoral paulista, realizado desde 1998. A mudança para Campinas se deve à importância da cidade, que é a segunda maior do estado em área, e também à facilidade de acesso por rodovias e pelo aeroporto internacional.

“A Bienal Sesc de Dança 2015 tem o compromisso de apresentar ao público um panorama diversificado da produção artística e do pensamento sobre a linguagem da dança”, afirma a assistente técnica para a linguagem de dança no Sesc SP Claudia Garcia. “Em seu conjunto, a programação procura pontuar as relações da dança com questões estéticas e políticas da atualidade, levando-nos a pensar sobre o lugar da dança na arte e no mundo.”

A partir de mais de 550 inscrições de trabalhos nacionais e internacionais, a comissão curadora chegou a uma grade final de obras que representam uma produção consistente e relevante. Entre as montagens internacionais estão as francesas Tragédia, de Olivier Dubois, que abre a mostra, e A partir de uma história verdadeira, de Christian Rizzo, além de Futuros Primitivos, do argentino Luis Garay, e Multitude, da uruguaia Tamara Cubas.

Entre as produções brasileiras, destaque para as estreias de BLINK – mini-uníssono intenso lamúrio, novo trabalho da bailarina Michelle Moura, e Estado Imediato, nova coreografia do grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. A programação contempla também o público infantil, com a apresentação dos espetáculos Ninhos, da Balangandança Cia., Para Todos os Seguintes, da Key Zetta e Cia. e Varal de Nuvens, do Grupo Lagartixa na Janela.

“A PROGRAMAÇÃO PROCURA PONTUAR AS RELAÇÕES DA DANÇA COM QUESTÕES ESTÉTICAS E POLÍTICAS DA ATUALIDADE, LEVANDO-NOS A PENSAR SOBRE O LUGAR DA DANÇA NA ARTE E NO MUNDO”
CLAUDIA GARCIA, ASSISTENTE TÉCNICA PARA A LINGUAGEM DE DANÇA NO SESC SP

 

INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA
De 19 a 27 de setembro acontece a terceira edição da Semana Move Brasil, que busca difundir e incentivar a prática físico-esportiva no país. A programação gratuita conta com aulas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas e passeios ciclísticos, entre outras atividades. O evento recebe também a participação e apoio de atletas, federações, associações, ligas esportivas, empresas, ONGs e Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Educação e Meio Ambiente. Durante a semana ocorre também o lançamento do Move.me, aplicativo gratuito para smartphones desenvolvido para corredores iniciantes aprimorarem a prática.


PRESERVAÇÃO
O coordenador de assessoria técnica e de planejamento do Sesc, Sérgio José Battistelli, passa a presidir o Conselho Curador do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Área do Projeto Luz (Funpatri). A cerimônia de posse do novo conselho foi realizada no dia 14 de agosto, no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), da Prefeitura de São Paulo.

 

INCLUSÃO
Entre 15 de agosto e 26 de setembro, o Sesc Itaquera sedia a Copa da Inclusão, encontro esportivo, cultural e terapêutico que busca a integração, ressocialização e inclusão de usuários, profissionais e familiares dos serviços de saúde mental. Realizado desde 2002, o evento traz torneios de futsal, vôlei, queimada, tênis de mesa, minimaratona, dama, dominó e xadrez com equipes formadas pelos usuários dos Serviços de Saúde Mental, além de oficinas de dança, show de talentos, rádio colaborativa e feira com produtos confeccionados pelos usuários.


ARTE DA PERIFERIA
De 25 a 30 de agosto, a quinta edição do Encontro Estéticas das Periferias ocupou diversos espaços de São Paulo com o objetivo de difundir e valorizar a arte e a cultura produzidas nas regiões periféricas da cidade. No Sesc Campo Limpo, atividades de literatura e teatro apresentaram uma periferia viva, jovem e em constante transformação e movimento. O encontro é realizado pela ONG Ação Educativa em parceria com 40 entidades, como coletivos, instituições culturais públicas e privadas, programadores, acadêmicos e agentes culturais.


MISTURA BRASILEIRA
Desde julho, o projeto Guitarras Brasileiras tem levado ao palco do Sesc Belenzinho um recorte de ritmos e estilos de guitarristas do Norte e Nordeste do Brasil. Nas apresentações, um trio de guitarristas de diferentes estados é convidado para shows e bate-papos. Durante os dois primeiros meses, passaram pelo projeto os músicos Pepeu Gomes (BA), Robertinho de Recife (PE), Felipe Cordeiro (PA), Armandinho (BA), Mestre Solano (PA) e Paulo Rafael (PE). Nos dias 11 e 12 de setembro, às 21h30, é a vez de Heraldo do Monte (PE), Lucio Maia (PE) e Luiz Caldas (BA).


ECOLOGIA E CINEMA
Entre 8 de setembro e 11 de outubro, 19 cidades de São Paulo recebem a 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Assim como nas duas últimas edições, a parceria entre a ONG Ecofalante e o Sesc SP possibilitou a itinerância da mostra, que exibe produções nacionais e internacionais em diversas unidades do estado. Os filmes chamam a atenção para questões de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas. Além dos filmes, a programação conta também com atividades formativas, ampliando o espaço da reflexão sobre o tema.
 

“O TEATRO CHILENO SEMPRE FOI POLÍTICO. AS INSTITUIÇÕES NO PAÍS NÃO FORAM CAPAZES DE CUIDAR DO PROFUNDO TRAUMA DA DITADURA, E O TEATRO PREENCHEU ESSE VAZIO”
DIEGO MOSCHKOVICH, EM ENTREVISTA AO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. O DRAMATURGO DIRIGIU O ESPETÁCULO DEZEMBRO, EM CARTAZ NO SESC CONSOLAÇÃO DE 3/8 A 2/9.

Fotos relacionadas