Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Entreposto Terminal São Paulo CEAGESP

Frutas, legumes, verduras, flores, pescados, sopas, massas. Além de reunir uma variedade de produtos e alimentos, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) faz parte da vida da capital paulista. Aberto em 1966 na Zona Oeste da cidade, é o maior centro de abastecimento da América Latina e o terceiro do mundo, atrás apenas de centrais localizadas em Paris e Nova York.

HISTÓRIA
No início da década de 1960, o intenso crescimento de São Paulo trouxe à tona a necessidade de criar um entreposto atacadista de distribuição de alimentos para atender à população do estado. Após uma enchente no Mercado Municipal, onde se comercializavam hortaliças desde 1933, a nova central de abastecimento foi inaugurada às pressas em março de 1966, ocupando uma área 17 vezes maior que o antigo mercado.

NÚMEROS
Atualmente, o volume médio de comercialização é de 283 mil toneladas por mês. Os produtos vêm de 1.500 municípios de 22 estados brasileiros, além de outros 19 países. Segundo a Ceagesp, laranja, tomate, batata, mamão e maçã são alguns dos mais vendidos.

Os principais consumidores são feirantes, supermercados, peixarias, restaurantes e sacolões, que compram no atacado. Todos os dias, cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos circulam pelo Entreposto, instalado em um terreno de 700 mil metros quadrados – o equivalente a 70 campos de futebol.  Devido a essa movimentação, discute-se a mudança do Entreposto para outra região da cidade.

ATRATIVOS
Todos os anos o Entreposto recebe eventos como a Santa Feira do Peixe (comercialização de pescados para o varejo antes da Semana Santa), a Queima do Alho (festa para arrecadar recursos para a Associação Nossa Turma) e os festivais gastronômicos de sopa, pescados e massas.

Outro atrativo é o Varejão, realizado aos sábados, domingos e quartas-feiras. Nos moldes das feiras de rua paulistanas, há produtos a baixos preços vendidos no varejo, além de comidas típicas como pastel e caldo de cana. Às terças e sextas, há também a Feira de Flores, que reúne cerca de 1.100 produtores e é o maior evento do gênero no país.
 

SERVIÇO
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina.
São Paulo – SP. Fone: (11) 3643-3700
www.ceagesp.gov.br
Horários de comercialização:
Feira de Flores: terça e sexta-feira, das 0h às 8h30
Varejões: quarta-feira, das 14h às 22h; sábado,
das 7h às 12h30; domingo, das 7h às 13h30
Pescado: terça-feira a sábado, das 2h às 6h