Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Sua marca, sua história: arte e memória

Foto: Adauto Perin
Foto: Adauto Perin

Para acessar o texto na integra, clique no link ao lado

Jusiléia Rocha de Oliveira (1)

Entendemos que estas ações podem contribuir para que os idosos se percebam como importantes atores sociais e, também, na sua percepção de pertencimento a um grupo social no tempo presente, sobre o qual podem, e devem, agir ao transmitir e compartilhar experiências e saberes.

Em 2014, o Programa Trabalho Social com Idosos na Unidade do Sesc Interlagos propôs ações que despertassem o interesse do público idoso e que correspondessem aos objetivos institucionais. Na concepção da proposta considerou-se a valorização do idoso, a experimentação de linguagens artísticas e a sociabilização como diretrizes principais a nortear o projeto. Naquele momento a unidade recebia a Exposição Grimm Agreste (2), que acabou por indicar a definição do conteúdo, da temática e da linguagem das oficinas que integrariam o projeto: literatura de cordel, memória afetiva e xilogravura.

 

 

(1) Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, animadora cultural no Sesc Interlagos.

(2) Inspirada na primeira edição dos Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos dos irmãos Grimm, a exposição Grimm Agreste, em cartaz de fevereiro a novembro de 2014, desbravou o imaginário dos 156 contos originais com instalações interativas e ilustrações do artista nordestino J. Borges.