Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cozinhar: uma história natural da transformação

Para acessar o texto na integra, clique no link ao lado

 

Cozinhar. Uma História Natural da Transformação.

Editora: Intrínseca
Autor: Michael Pollan

Mariana Meirelles Ruocco (1)

Michael Pollan, ativista alimentar norte-americano, escritor e jornalista premiado, traz como princípio deste livro que o ato de cozinhar é uma das coisas mais interessantes e recompensadoras que os seres humanos podem fazer. Cozinhar é uma atividade exclusiva dos seres humanos. Essa ideia não é recente. Em 1773, o escritor James Boswell chamou o homo sapiens de “animal que cozinha”, e de lá para cá muitos outros grandes pensadores têm reforçado a contribuição do ato de cozinhar para o avanço da civilização. O controle do fogo permitiu aos humanos o consumo de alimentos mais saborosos, fáceis de mastigar e digerir – sem isso, teríamos cérebros menores e passaríamos muitas horas do dia mastigando – possibilitando assim a expansão de nossa capacidade cognitiva à custa da capacidade digestiva. Hoje vivemos um paradoxo. Pesquisas apontam, em uma tendência global, que a cada dia diminuímos o tempo dedicado para cozinhar e compramos mais refeições prontas, ao passo que passamos cada vez mais tempo pensando em comida, assistindo a programas televisivos de culinária e lendo livros de receitas ou sobre dietas da moda, uma época que chefs de cozinha tornam-se celebridades.

O autor Michael Pollan professor de jornalismo na Universidade da Califórnia, colaborador do New York Times e escritor de seis livros, quatro deles sobre alimentação, todos best-sellers nos Estados Unidos. Em 2010, foi apontado pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

 

(1) Nutricionista e especialista em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é assistente técnica da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc São Paulo.