Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cultura Alimentar

Idealizado, mantido e administrado pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc desenvolve no Estado de São Paulo um reconhecido conjunto de ações que se estendem por diversificadas áreas de interesse. São realizações em campos como cultura, esporte, educação ambiental, turismo social, terceira idade, desenvolvimento infantil, saúde e alimentação, que permitem ampliar as oportunidades de exercício de cidadania entre públicos das mais diferentes faixas etárias e condições sociais.

Em sua rede de 36 centros culturais e desportivos em todo o Estado, a instituição reflete o empenho dos empresários do setor com a democratização do acesso aos bens de qualidade, materiais e simbólicos, como modo efetivo de investimento no crescimento social do país.

Neste sentido, a alimentação para o trabalhador desempenha um papel dos mais importantes dentro dos modos de atuação da entidade. A oferta de um cardápio diversificado e balanceado nos restaurantes das unidades, a preços acessíveis, colabora para a melhoria do padrão alimentar e, por consequência, da qualidade de vida.

A informação é a base para uma transformação nos cuidados com a saúde. Cursos e oficinas, seminários e palestras evidenciam o caráter educativo do Sesc, abordando desde a origem do alimento até seu caráter nutricional, focando também sua história e seu valor cultural.

Outra importante atuação institucional é o programa Mesa Brasil, iniciado em São Paulo em 1994 – e hoje com dimensão nacional – e que tem se mostrado uma eficiente ferramenta contra o desperdício ao permitir a uma rede de parceiros recolher alimentos que seriam descartados e os repassar para uma lista de entidades assistenciais inscritas para receber a doação e fazê-la chegar aos que precisam. Empenhado com estas questões, o Sesc entende que seu compromisso traduz a contribuição dos empresários para o desenvolvimento de uma sociedade consciente e renovadora.


Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo