Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que significa viajar para você?

O Festival de Turismo Outras Viagens apresentará diversas formas de se viajar, em uma programação repleta de discussões, oficinas e intervenções.

O que te faz sonhar um lugar? Lembra quais foram os filmes, fotos, livros, conversas, gostos e aspirações que te fizeram querer conhecer mais sobre uma cidade, um país, uma cultura? Quais são as emoções, sensações e percepções que você guardou em sua bagagem?

O Festival de Turismo Outras Viagens convida o público a mergulhar em uma programação de bate-papos, oficinas, exibições, intervenções artísticas e uma série de outras atividades sobre o universo do turismo, que acontecem de 13 de novembro a 13 de dezembro de 2015 nas unidades do Sesc em São Paulo.

O evento tem por objetivo abordar uma ampla gama de informações proporcionando uma melhor compreensão do ato de viajar. Você já parou para pensar nos impactos que sua última viagem pode ter causado nos locais por onde passou? Muitas atividades do festival promovem esta reflexão e também proporcionam o acesso a conhecimentos sobre alguns lugares por meio de sua gastronomia, música e outras manifestações artísticas.

O diálogo se estende sobre as experiências de viagens já realizadas. Uma oportunidade para ouvir personagens que com sua natureza nômade já percorreram extensas jornadas pelo mundo, e também os que encontraram no próprio lugar onde vivem um mundo novo. Há também oficinas sobre o planejamento de viagens, com apresentação de algumas tecnologias que ajudam nesta tarefa. E a dose de inspiração fica por conta da criatividade de diretores de cinema, teatro, fotógrafos, músicos e outros artistas que expressam sobre o tema das viagens em suas narrativas.

Pensar as atividades turísticas como instrumentos de educação informal é uma constante no turismo realizado pelo Sesc. As vivências turísticas são entendidas como momentos de apreensão de conhecimentos e desenvolvimento de uma relação harmoniosa e responsável com todos os atores, localidades e objetos que fazem parte da atividade. Pelo enfoque da educação para o turismo, objetiva-se que cada vez mais o indivíduo possa consumir criticamente um produto turístico com conteúdo e qualidade operacional, num processo de formação de público para o turismo.

Este formato de atividade, que não necessita de deslocamentos para proporcionar uma vivência sobre o turismo, é desenvolvido pelo Programa de Turismo Social no Sesc São Paulo já há bastante tempo. Mas agora, nos meses de novembro e dezembro durante o festival, estas atividades são destacadas com uma extensa programação elaborada especialmente para levar o público à viajar sem sair do lugar. Assim como nos sugere o poeta Fernando Pessoa em seu célebre verso: Para viajar basta existir!

Consulte aqui as informações, faça o seu roteiro e embarque em Outras Viagens com o Sesc. Depois, é só contar como foi marcando a hashtag #viajarinspira em suas fotos e posts nas redes sociais. Compartilhe sua experiência e inspire outros viajantes!

Diga lá! Para você, o que significa viajar?

 

Confira a programação completa do Festival no sescsp.org.br/outrasviagens ou no guia abaixo:


o que: Festival de Turismo Outras Viagens
quando:

De 13/11 a 13/12 

onde:

Nas unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo 

ingressos:

Consulte aqui a programação completa e procure a Central de Atendimento da unidade de sua escolha