Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Arquiteturas estreia segunda temporada no SescTV

Neste fim do mês de outubro, Paulo Markun e Sergio Roizenblit retornam a tela do SescTV com 26 episódios na segunda temporada da série Arquiteturas; nesses novos programas, viajaram por todas as regiões do Brasil colhendo depoimentos sobre a apropriação humana de espaços públicos urbanos, de norte a sul.

O programa de estreia trata de um símbolo da capital paulista, o Minhocão; além da polêmica obra em São Paulo, os diretores visitaram lugares como os Arcos da Lapa no Rio de Janeiro, o Mercado Municipal de Belo Horizonte, a cidade de Palmas (TO), o Eixão de Brasília e o Pelourinho, na Bahia.

A primeira temporada de Arquiteturas trouxe destaque para prédios e complexos públicos e privados que representam marcos arquiteturais brasileiros, seus estilos e padrões de construção, como os Teatros Municipais de São Paulo e Rio, o Mercado Ver-o-Peso e a Igreja de São Francisco de Assis; A nova leva de programas que estreia agora, por sua vez, chega com o foco no urbanismo e em como os brasileiros ocupam os diversos espaços públicos de suas cidades, como locais de interação e de lazer, um assunto ao sabor dos dias atuais, nos quais se discute como o ambiente urbano pode se tornar mais convidativo aos habitantes, de forma acessível e democrática.

 

Minhocão

Nada mais representativo para a discussão desse universo do que começar a série pelo episódio Minhocão, a famosa via elevada em pleno centro da cidade de São Paulo. O episódio analisa a criação do Elevado Costa e Silva, seu impacto em plena ditadura, o apelo de arquitetos e da população para sua demolição, a alternativa criada pelo projeto de criação de um parque e as manifestações culturais que acontecem no lugar, principalmente aos domingos, quando ele é fechado aos carros e aberto aos pedestres.

A segunda temporada de Arquiteturas teve consultoria especializada dos arquitetos da Escola da Cidade, em São Paulo e, além disso, a série também com uma alteração no formato, com episódios mais curtos, de 30 minutos.

E, para facilitar o acesso, se você perdeu a estreia dos episódios na TV, poderá assistir a eles na íntegra pelo site arquiteturas.sesctv.org.br, em 24h da primeira exibição, além de acessar outros conteúdos exclusivos para a web. 


Arquiteturas

Minhocão
Estreia dia 31/10, às 21h
Classificação Indicativa: Livre
Reapresentações: Dia 01/11, às 12h; 02/11, às 10h e às 22h; 03/11, às 14h; 04/11, às 15h e 05/11, às 8h.