Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Viajar, escrever e compartilhar

Lalai Persson em um dos momentos do encontro no Centro de Pesquisa e Formação
Lalai Persson em um dos momentos do encontro no Centro de Pesquisa e Formação

No dia 15 de outubro de 2015, o Centro de Pesquisa e Formação proporcionou ao seu público um encontro com Lalai Persson, uma das fundadoras do blog Chicken or Pasta, que aborda o lifestyle de viagens, isto é, qualquer assunto relacionado à viagens, de malas e aviões, à atrações culturais de diferentes países. Com o tema Turismo, relatos de viagem e comunicação digital, a escritora abordou diversos aspectos da produção de conteúdo para internet, como o tom, a forma e as estratégias para atrair a atenção do público. "O conteúdo que dá certo é aquele que traz uma aproximação, é divertido e informa. O mote é entender seu público e acertar no timing da publicação do seu texto. Resumindo, a pergunta a se fazer é: eu compartilharia o conteúdo que criei?"

Lalai conversou com a EOnline e falou sobre o blog, suas viagens e experiências.

EOnline: É comum as pessoas escreverem em blogs sobre diversos assuntos. Dentre tantos, por que escrever sobre lifestyle de viagem?

Lalai Persson: Sempre acreditei nos projetos que fazemos por paixão. São eles que dão certo, e não os que pensamos mais como oportunidade para ganhar dinheiro, que podem dar certo também, mas não é a minha. Quando decidimos escrever sobre viagem, não contamos que não estaríamos sempre na estrada. Ou seja, não temos material fresco o tempo todo, afinal temos nossas outras funções e viajamos em feriados e férias como a maioria das pessoas. Batendo um pouco de cabeça (para descobrir) como poderíamos ter um conteúdo que se diferenciasse da maioria dos blogs/sites de viagens, que mantivesse nossa paixão pelo conteúdo e fizesse qualquer sentido, decidimos que escreveríamos sobre qualquer assunto relacionado à viagem, não necessariamente sendo uma. Ou seja, posso falar sobre mala, sobre exposições, festivais de música e qualquer assunto. Cabe tudo! E isso também facilita na hora de criar projetos especiais e pensar em monetização, pois não ficamos restritos ao segmento de turismo. Podemos falar com qualquer marca que tenha "lifestyle" em um dos seus pilares.

EO: Os textos do blog são em primeira pessoa, com um toque pessoal, principalmente quando o assunto é uma viagem, um destino. Qual o objetivo da escolha dessa forma de escrita, que difere das notícias do blog, por exemplo?

LP: Não foi pensado. Somos 6 editores e 6 pessoas que escrevem regularmente no Chicken or Pasta. Cada um tem um estilo completamente diferente. O que nos une e cria essa unidade no site é o gosto pessoal, pois temos bastante em comum. Todos já viajaram bastante, são ligados em cultura, música e comida. Alguns têm mais dificuldade de escrever em primeira pessoa e só o fazem quando relatam uma experiência pessoal. Eu, particularmente, gosto e tenho mais facilidade em escrever em primeira pessoa. Isso também pode ter a ver com o fato de que nenhum de nós de tem background em jornalismo ou mesmo experiência com conteúdo.

EO: Como vocês planejam suas viagens? Elas acontecem somente nas suas férias, vocês viajam para escrever sobre?

LP: No início viajávamos quando podíamos, sem pensar muito no blog. Com o tempo e com a audiência crescendo, surgiu um anseio de trazer novidades e experiências. Então começou a surgir uma vontade de explorar novos lugares, não necessariamente que estavam nos planos, mas que dariam boas pautas. E começamos a viajar para trazer esse frescor no conteúdo. Além disso, começaram a surgir convites para press trips, que tem um lado bem bacana, pois muitas vezes são destinos que nunca pensamos em ir ou não estão na nossa lista de prioridades. Comigo foi assim ao ir para a Amazônia. Não tinha planos, fui e voltei completamente apaixonada e só quero falar sobre ela. E, hoje, todos à nossa volta, incluindo pessoas com quem trabalhamos em outros projetos, sabem do CoP, então já estão acostumados às nossas viagens de última hora. Ou seja, acabamos viajando mais do que a media geral.

EO: As experiências vividas são pautas ou as pautas te levam a viver novas experiências?

LP: Os dois. E essa é a parte mais legal em escrever sobre viagem. Fui para a Grécia somente para relaxar. O objetivo era ficar de pernas para o ar relaxando e tomando bons drinks. Claro que voltei com um monte de coisa para falar a respeito, então virou pauta, inclusive virou um especial dentro do CoP finalizando com um guia sobre as ilhas Cíclades. Nesta mesma viagem eu fui super empolgada à Riga, na Letônia, lugar que nunca tinha pisado. Estava super empolgada, pois enxergava a viagem como pauta. Adorei a experiência, mas até hoje não consegui escrever a respeito dela. O que tentamos fazer é não cobrar, principalmente quando vamos escrever sobre experiências pessoais. Sempre tem o momento certo ou, às vezes, não tem. A viagem fica ali, só na sua memória. E hoje também surgem pautas que nos levam aos lugares. Um exemplo é a minha próxima pauta sobre viagens de aventura próximas à São Paulo, que surgiu inicialmente como pauta e agora vamos partir para viver essas novas experiências e ir ver como é escalar montanhas no nosso interior paulistano.

EO: Onde guardar tanta bagagem de viagem?

LP: Na memória. Ela é a melhor gaveta de todas. Eu desde pequena fiz diário e foi natural ele se manter presente nas viagens até hoje. Vou marcando tudo e vou colecionando meus caderninhos ou notas no celular. Escrever é um jeito gostoso de buscar por essas memórias de forma mais detalhada, afinal a gente esquece muita coisa e, muitas vezes, tem pequenas coisas que são legais e importaram naquele momento. E agora com o CoP ficou ainda mais fácil guardar essas memórias, pois eu procuro sempre compartilha-las seja num relato emocional, quando um lugar me tira do eixo, seja com um guia prático do que ver na cidade.

EO: E para finalizar: viajar inspira?

LP: Sempre. O ideal é viajar sem pressa e se desligar um pouco. Aí a inspiração é maior. E viajar nos torna mais generosos e compreensivos com o mundo. Passamos a respeitar mais as diferentes culturas do planeta. Já tive preconceitos que foram exterminados após eu ter contato com algumas situações e/ou culturas em viagem. E viajar abre a cabeça, o coração e nos deixa mais criativos, pois são novas referências. A diferença é se você aproveita toda essa novidade à sua volta ou não.

 

Conheça a programação completa do Festival de Turismo Outras Viagens, de 13 de novembro a 13 de dezembro de 2015 nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.