Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O BREU vem de carona na Kombi

Betania Menezes e sua Kombi amarela apresentam o
Betania Menezes e sua Kombi amarela apresentam o "Brechó Vivendi". Foto: Jorge Etecheber.

A bordo de uma Kombi, muita coisa pode acontecer. Equipado com diferentes tipos de motores, bancos e decorações, o veículo ainda tem espaço para abrigar pessoas, objetos e situações: que tal a Elke Maravilha passeando de Kombi por Rio Preto? Tão amada pelos brasileiros, a Kombi ainda oferece espaço físico para um brechó itinerante, para um show de jazz e para até um show de rap.

Tudo isso vai acontecer em novembro, em uma realização do Sesc Rio Preto. Isso porque o BREU traz, por meio do módulo Ocupações, uma série de atrações que envolvem a utilização interventiva de Kombis adaptadas para abrigar apresentações artísticas e intervenções.
A primeira ocupação acontece no dia 7/11, sábado, às 11h, na Praça Rui Barbosa. A bordo da Kombi do Jazz, a banda Chaiss Quinteto improvisa ao lado dos poetas Giovani Baffô e Thiago Calle. O público pode juntar-se à esta trupe levando seu instrumento ou uma poesia.

No domingo, dia 8/11, uma "kombi-brechó" instala-se na Praça Cívica. É o “Brechó Vivendi”, misto de instalação artística e ponto de troca de peças de roupas usadas, coordenado pela estilista Betania Menezes. O brechó itinerante faz parte de um movimento anti-fashion, que pretende refletir sobre o consumo e defende uma postura ética na moda. A ideia é que a troca das peças em desuso dê vida nova em outro guarda roupa. Esta ação aumenta o ciclo de uso da peça e diminui os impactos ambientais causados principalmente pelo mercado fast fashion (mercado que seduz através de peças baratas e com qualidade inferior, tratando a moda de forma descartável). O Brechó Vivendi também estaciona no cruzamento das Avenidas Philadelpho Gouveia Neto e Dr. Antônio Marques dos Santos, no dia 22/11, domingo, às 17h.

Ainda no dia 8/11, a popular Kombi Guadalupe, utilizada pela banda S.U.A recebe a cantora Elke Maravilha, que apresenta um show comemorativo ao seus 70 anos. O mestre de cerimônias deste encontro é o articulador cultural recifense Roger de Renor, conhecido pelo projeto Som na Rural, que não leva apenas música para as ruas, mas também promove rodas de debates sobre temas sociais e urbanos. Elke interpreta canções e textos que tratam de assuntos como idealismo, dignidade, forças da natureza, amor, compaixão, sexualidade, tirania, religiosidade, refletindo sobre o que é sagrado e o que é profano.

Quem sai de grandes shows e festivais de metal que acontecem pelo país afora pode dar de cara com uma Kombi bem barulhenta. Dentro dela acontece um show itinerante da banda Test. O vocalista e guitarrista João Kombi (o sobrenome é uma homenagem ao veículo) e o baterista Thiago Barata vem até Rio Preto para realizar a mesma ação na Praça Cívica, no dia 15/11, às 17h. O som é grindcore, fusão dos estilos mais extremos do rock, como hardcore, death metal e noise, que têm como marcas tradicionais a guitarra e bateria em alta velocidade e um vocal gutural que costuma assustar os desavisados.

Para os que curtem rimar, a Kombi do Rap estaciona, no dia 22/11, às 17h, também no cruzamento das Avenidas Philadelpho Gouveia Neto e Dr. Antônio Marques dos Santos. Nela, todos podem trazer uma rima e participar.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.