Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2015

Comemorado em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids é uma oportunidade de mobilização internacional em torno do combate à doença. Para celebrar a data, o Sesc preparou uma programação especial, com o objetivo de sensibilizar o público, incentivando a prevenção, o diagnóstico precoce e a quebra de preconceitos.

No Brasil, desde o início da epidemia até 2014, foram mais de 750 mil notificações da doença, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Do total de casos registrados neste período, 54,4% são da Região Sudeste. Dados recentes mostram que um terço das novas infecções pelo HIV no país atualmente acontece entre jovens de 15 a 24 anos. Outro foco de atenção é do grupo de pessoas acima dos 60 anos, que também tem apresentado aumento significativo nos casos da doença. Entre as mulheres nessa faixa etária, por exemplo, houve aumento de 40,4% na taxa de detecção, entre 2004 e 2013, de acordo com o boletim.

O acesso aos serviços de saúde relacionados ao HIV (prevenção, testagem, aconselhamento e tratamento) é gratuito no país, porém o estigma ainda compromete a chegada de populações mais vulneráveis ao Sistema Único de Saúde, em especial os jovens e os idosos. Apesar de não haver um método eficaz para a cura, a Aids pode ser tratada com coquetéis e, quando diagnosticada precocemente, possibilita uma perspectiva mais favorável e a melhora na qualidade de vida de quem convive com o vírus. O acesso à informação, portanto, é essencial para acabar com preconceitos. 

Em 2015, a programação do Sesc traz uma variedade de linguagens, que abordam a questão sob diferentes perspectivas. Shows fazem tributo a Cazuza em Catanduva e no Vila Mariana. O cinema aparece em unidades como Carmo, Bom Retiro, Bauru e no Cinesesc, onde o curta Under the Skin será apresentado antes de todas as sessões do dia 1º. Em Pinheiros, uma ação de conscientização e prevenção ao HIV convida o público a deixar sua marca em uma tela de grafite. Exposições e intervenções artísticas orientam sobre a doença em Bauru, Florêncio de Abreu, Belenzinho, Santo André, Taubaté, Presidente Prudente, Osasco, Campo Limpo, entre outras unidades. A prevenção ao HIV também será tema de conversas: no Vila Mariana, com a presença de Roseli Tardelli e Micaela Ciryno; em Ribeirão Preto, com os participantes do canal Chá dos 5; além de São Carlos, com jovens e a terceira idadeItaquera, AraraquaraCatanduvaSorocaba; Santos e em Araçatuba, através do Sesc Birigui. Testes rápidos de HIV e hepatite poderão ser feitos no Sesc Vila Mariana. Acesse aqui a programação completa.