Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Dia Mundial da Alimentação 2015 em dez imagens

Teve informação, conversa, diversão, mão na massa e muita reflexão no Dia Mundial da Alimentação 2015. Para comemorar a data, em 16 de outubro, o Sesc promoveu mais de 130 atividades educativas durante o mês, em todas as suas unidades. 

“Apesar de comer ser um ato cotidiano, é raro pararmos para refletir sobre isso. O mês de outubro é uma oportunidade para trazer à tona diferentes aspectos da alimentação, traçando o caminho do alimento desde o campo – passando pelo cultivo, o transporte, o abastecimento, a comercialização – até chegar ao consumo, à nossa mesa”, afirma Mariana Meirelles Ruocco, assistente técnica da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc.

Alimentação adequada e saudável, segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, orgânicos, publicidade e consumo foram alguns dos tópicos abordados nas mais diversas linguagens. Da exposição artística à oficina culinária, os temas foram trabalhados sem impor regras ao público, mas com o objetivo estimular escolhas mais conscientes. “Como a alimentação é um fator determinante para a saúde, acreditamos que trazer informação sobre esse assunto é dar autonomia para as pessoas fazerem escolhas saudáveis”, diz Mariana.

Confira algumas das atividades realizadas nas unidades:


Em Campinas, a oficina “As Receitas das Avós São Mais Gostosas” resgatou receitas tradicionais, estimulando a transmissão de saberes entre gerações. (Foto: Juliana Hilal)


“Beleza não se põe à mesa”, foi o lema da atividade Fuja do Padrão, no Sesc Interlagos. A equipe do programa Mesa Brasil incentivou o consumo de frutas, verduras e legumes com aparência fora do padrão, mas que possuem o mesmo sabor e valor nutricional que os convencionais. (Foto: Cris Komesu)


No Sesc Catanduva, as crianças aprenderam sobre os riscos do consumo de açúcar em excesso, com destaque para a saúde bucal. A oficina propôs  a substituição de bebidas açucaradas por sucos naturais. (Foto: Paola Bruneli)


Em Itaquera, pais e filhos foram convidados a Brincar com Jogos dos Alimentos, explorando os alimentos por meio dos cinco sentidos. (Foto: Carolina Vidal)


Em Piracicaba, a Feira de Agroecologia e Consumo Responsável proporcionou o contato do público com produtos e produtores orgânicos. (Foto: Comunicação Sesc Piracicaba)


Em Santo André, pais e filhos aprenderam a preparar receitas e depois compartilharam o resultado num Piquenique divertido e saudável. (Foto: Vânia Saunitti Porto)


Em São Caetano, uma oficina propôs um olhar crítico sobre os rótulos de alimentos industrializados e convidou o público a criar propostas mais adequadas ao conteúdo das embalagens. (Foto: Alexandre Nunis)


Em Santos, quem visitou a exposição Planeta Faminto pode comparar o que famílias de diferentes países comem durante uma semana. As fotografias mostram as disparidades entre diferentes culturas e situações econômicas. (Foto: Murillo Frezolone)


O prazer de fazer, esperar e saborear o pão foi tema de duas oficinas no Sesc Consolação, em que o público aprendeu técnicas básicas para o preparo de diferentes tipos de pão em casa. (Foto: Renan Abreu)


Para marcar o encerramento das atividades do Dia Mundial da Alimentação 2015, Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável do Ministério da Saúde de Portugal, falou sobre as transformações na alimentação aos técnicos da programação, alimentação e do Programa Mesa Brasil. (Foto: Cris Komesu)