Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Como foi a montagem da exposição AquiÁfrica?

Montagem da Instalação Estrada para o Exílio (Foto: Renata Dantas)
Montagem da Instalação Estrada para o Exílio (Foto: Renata Dantas)

Já parou pra pensar em tudo que está envolvido na produção de uma exposição? Quanto tempo leva uma montagem, quantas pessoas estão envolvidas, qual a proporção do projeto? Acompanhamos de perto a montagem da exposição AquiÁfrica e conversamos com Leandro Caetano, técnico do Núcleo da Imagem e da Palavra do Sesc Belenzinho e um dos responsáveis pelo projeto, que nos falou um pouco mais sobre a montagem. 

"Há pelo menos dois anos o projeto vem sendo conversado em termos de agenda, cronograma. Sobre a montagem, ela teve duas etapas. Primeiro a montagem cenográfica, subida de paredes, o projeto arquitetônico mesmo. Depois vem a montagem fina. Toda esta parte estrutural, pintura das paredes, adequação do espaço para as obras chegarem e serem fixadas ficou pronta no dia 6 de novembro, ainda com pequenos ajustes. Daí montagem fina mesmo, quando começamos a fazer laudo das obras, montar as obras nos seus respectivos lugares, começaram no dia 9 de novembro. Foram 10 dias de montagem fina e um período de duas semanas de montagem cenotécnica", explica Leandro.

Na continuação da conversa, ele nos falou um pouco sobre o processo de iluminação, adequação de espaços, e quantidade de pessoas que trabalharam. 

"Um outro momento foi a parte de iluminação e equipamentos multimídia para a instalação que está no galpão. A iluminação chegou no dia 10 de novembro e os equipamentos seriam montados antes dos artistas começar a trabalhar. Assim que as obras foram montadas e definidas, a curadoria definiu que algumas obras que tinham sido pensadas para um espaço, sofreriam alteração de espaço, para melhor adequação. Depois disso definido, aí entra a afinação da luz, graduação de luminosidade. Com o bom trabalho e apoio de todos, nós tivemos a felicidade de concluir tudo dois dias antes da abertura da exposição, o que nos deu tempo para verificar tudo novamente, fazer uma boa varredura e deixar tudo certo", conclui.

Sim. Foram 24 dias trabalhados, somando um total de quase 200 horas de gente subindo e descendo escada, ligando e desligando fio, limpando, organizando, conversando, ajustando. Cerca de 40 pessoas participaram direta e indiretamente da montagem. 

A maior parte das obras que você confere na exposição, vieram de um Centro de Arte Contemporânea de Genebra, uma parte do Rio de Janeiro e uma outra parte de uma coleção na Itália. 

A abertura da exposição aconteceu no dia 18 de novembro e contou com a presença dos dois artistas que vieram montar suas obras aqui no Brasil, o senegalês Omar Ba e o camaronense Barthélémy Toguo, bem como o Diretor Regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda e a Curadora da exposição Adelina von Fürstenberg. Os quatro fizeram uma fala de abertura onde ressaltaram a importância de trazer ao público a África através do olhar de diferentes gerações de seus artistas, bem como trazer através da arte as principais questões do continente.

Acompanhe através das fotos que fizemos neste período a montagem da exposição AquiÁfrica. E se ainda não nos visitou, se programe.

o que: AquiÁfrica
quando:

19 de novembro a 28 de fevereiro

De terça a sexta das 13h às 21h
Sábados, domingos e feriados das 11h às 19h

onde:

Sesc Belenzinho | Rua Padre Adelino, 1000 | 11 2076-9000

ingressos:

Grátis.