Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Lô Borges: uma nuvem cigana

O músico mineiro se apresenta
O músico mineiro se apresenta

Terceiro filho de Seu Salomão e  Dona Maricota, Salomão Borges filho, o Lô Borges,  contempla o que há de mais produtivo e  moderno  na Música Popular Brasileira. Mineiro de Belo Horizonte, irmão de Marilton, Marcio, Telo, Yé, Nico, Solange, só para falar de músicos, e também considerado irmão de coração de Milton Nascimento, amigo e parceiro de uma produção considerável de músicas fantásticas que compõem o cancioneiro popular e pop da música brasileira.

Quando falamos em The Beatles , pensamos "quem no mundo não gosta de pelo menos uma canção  do quarteto de Liverpool?" No Brasil, quem não gosta de pelo menos uma canção  do Clube da Esquina? Um Girassol da Cor de Seu Cabelo, Paisagem da Janela, Clube da Esquina 2, Para Lennon e McCartney, Trem Azul e Manuel o Audaz são algumas das canções belíssimas criadas por essa turma boa de “escrivinhar canções”, muitas delas compostas pelo gênio musical que é Lô Borges.

Para entender o Clube da Esquina
Lô inicia seu projeto musical com a parceria com Milton Nascimento no antológico Clube da Esquina, de 1972. O álbum marca sua verve musical e Lô segue participando efusivamente do Clube da Esquina, movimento musical surgido na cidade de Belo Horizonte. Além de Milton, Ronaldo Bastos, Beto Guedes, Fernando Brant, Toninho Horta e Marcio Borges, estão entre os mais recentes parceiros musicais Chico Amaral e Samuel Rosa. Parcerias que são, aliás, a marca de Lô, e conferem ao músico a aura viajante de um cigano. Uma nuvem cigana que trafega por vários ritmos modernos com influências que vão desde  Radiohead a  Coldplay,  não perdendo nunca  as harmonias da criação sonora mineira. O rock progressivo inglês do Yes, de King Crimson, Emerson, Lake e Palmer e Beatles, muito Beatles, bandas que aproximaram Lô do amigo e parceiro amigo Beto Guedes ainda na infância, marcam a obra do músico mineiro.

Lô Borges, o “Nuvem Cigana”, como bem o definiu seu irmão e principal parceiro Marcio Borges, trafega por todos os céus de múltiplos tons. Para viajar com o mineiro em seu show, vale um passeio pela sua discografia:

Clube da Esquina (1972)
Lô Borges (1972)
A Via Láctea (1979)
Os Borges (1980)
Nuvem Cigana (1981)
Sonho Real (1984)
Solo Ao Vivo ( 1987)
Meu Filme (1996)
Feira Moderna (2001)
Um dia e meio (2003)
Bhanda (2006)
Intimidade (2008)
Harmonia (2009)
Horizonte Vertical (2011)

Cesar Aielo, 53, é professor, produtor e apresentador do programa TODAS AS ESQUINAS DO BRASIL, apresentado semanalmente pela Uniara FM - 100,1 Mhz, de Araraquara/SP.

Serviço
Show Lô Borges

Quinta, 26 de novembro, às 20h30, no Galpão de Eventos do Sesc Ribeirão Preto.
Os ingressos já estão esgotados.