Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que é o Pantanal para você?

Imagine viajar ao pantanal sem precisar se mover da cadeira. Agora imagine este pantanal sob a ótica de Manuel de Barros.

Foi essa a proposta da atividade História Ilustrada - O Pantanal de Manoel de Barros, realizada pelo Sesc Piracicaba no Festival de Turismo Outras Viagens.

Enquanto o  guia de turismo Sergio de Moraes Nunes contava a história, o ilustrador Edinei Tadeu de Araújo desfolhava seus  flipcharts amarrando nos seus traços a fantasia.


O que é o Pantanal pra você, perguntou Nunes para a plateia?
Cobra, tuiuiú, jacaré, onça , chalana, beriguês... As respostas foram as mais diversas e inventivas possíveis (ou você sabe o que é um beriguês?)

Mas tudo ok para as inventividades. Já no ínicio da atividade Nunes avisou: vamos ser igual crianças, passear pelas três infâncias que Manoel de Barros nos sugere e estar preparados para o novo ou para o reencontro.

E foi desta forma, viajando na imaginação, que o grupo quase promoveu a confluência das águas do Rio Paraguai e o Piracicaba. 

 

______________________________________________________

 

Outras Viagens


A ambientação “Fragmentos Poéticos” reúne, no Espaço de Tecnologias e Artes, os poemas de Manoel de Barros e possibilita ao espectador entrar em contato com este mundo lúdico e recheado de sabedoria. A visitação poderá ser feita até o dia 13 de dezembro de terça a sexta, das 13h15 às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h45.