Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dia Mundial da Alimentação - Receitas da naturóloga Larissa Mazza

Oficina Alimentação Saudável para Pais e Filhos com a naturóloga Larissa Mazza. Foto: Carol Vidal.
Oficina Alimentação Saudável para Pais e Filhos com a naturóloga Larissa Mazza. Foto: Carol Vidal.

Celebrado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar.

Este ano, diversas unidades do Sesc contaram com uma programação especial ligada à saúde e à alimentação, ampliando sua ação educativa permanente, com destaque para a promoção da alimentação adequada e saudável e da segurança alimentar e nutricional.

Veja no vídeo abaixo, algumas das atividades promovidas pelo Sesc Itaquera:

Nos dias 16 e 18/10/2015, a naturóloga Larissa Mazza ministrou a oficina Alimentação Saudável para Pais e Filhos. Disponibilizamos aqui algumas receitas saudáveis fornecidas durante a atividade. Confira!

Milk shake de aveia

milk shake de aveia

Para o leite de aveia

Ingredientes:

2 xícaras de chá de aveia
3 xícaras de chá de água

Como fazer:
Coloque em um recipiente a aveia e cubra com a água. Deixe de molho de 4h a 8h. (por exemplo, antes de dormir, deixe de molho. No dia seguinte, continue o processo.)
No liquidificador, despeje a aveia com a água. Se preferir, acrescente um pouco mais de água. Bata até ficar homogêneo. Coe com um voil e guarde na geladeira por até 3 dias.
* a aveia que sobra no voil, pode ser usada para preparar cookies!

Para o milk shake

Ingredientes:

Leite de aveia
Banana bem madura (de preferência nanica e congelada) - ela será o açúcar da receita!
Canela, cacau ou baunilha a gosto

Como fazer:

Despeje a quantidade de leite de aveia desejada no liquidificador. Acrescente a banana e a canela, ou o cacau ou a baunilha a gosto. Bata no liquidificador e sirva geladinho!

*DICA: a mistura de banana com morangos, ou banana com manga também fica uma delícia para o milk shake! Lembrando que se a banana estiver congelada, dará mais cremosidade a receita!

Bolachinhas integrais

Ingredientes:

1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo branca
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1xícara de chá de água (temperatura ambiente)/ ou de leite de aveia
3 colheres de sopa de óleo
1 ovo

*DICA: dê preferência para os ingredientes orgânicos, sempre que possível :)


Como fazer:

Em uma tigela, peneire os ingredientes secos e misture. Faça um buraquinho no meio e nele coloque a água, o óleo e o ovo. Vá misturando aos poucos até formar uma massa homogênea. Amasse sem sovar. Abra a massa com um rolo (não muito fina) e corte as bolachinhas no formato desejado. Se preciso for, adicione um pouquinho de farinha para abrir a massa para que não grude. Leve ao forno moderado por aproximadamente 15 minutos ou até assar e dourar. Espere esfriar e bom apetite!


Patê de Cenoura ou Beterraba

Ingredientes:

500g de cenouras ou beterrabas
1 cebola
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga ou ghee (opcional)
1 colher de chá de noz moscada ralada (no caso da cenoura, para a beterraba não sugiro)
manjericão ou salsa picadinha a gosto

Como fazer:

Coloque as cenouras ou as beterrabas e a cebola em uma panela com água (o tanto suficiente para cobrir os ingredientes). Leve ao fogo e deixe cozinhar até amolecer. Coloque estes ingredientes ainda quentes, mas não demais, no liquidificador. Acrescente a manteiga ou a ghee e um pouco da água do cozimento. Bata até ficar bem cremoso. Coloque em uma tigela e acrescente os demais temperos. Leve a geladeira e sirva frio com bolachinhas integrais, torradas, sanduíches ou pão integral. Para acompanhar massas também é uma boa sugestão!

*DICA: leve ao fogo alto até pegar fervura. Após, deixe em fogo baixo para cozinhar melhor. Para que o processo seja mais rápido, corte a cenoura ou a beterraba em pedaços pequenos ;)