Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Alan Bojanic participa de debate sobre o “Ano Internacional dos Solos”

Foto: Alf Ribeiro
Foto: Alf Ribeiro

Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, participa de debate sobre o “Ano Internacional dos Solos” no Sesc Piracicaba

O ano de 2015 foi escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, na sigla em inglês) como o Ano Internacional dos Solos. Nesse contexto, em que o solo é a base da agricultura e sob a temática de que seu uso sustentável garante oferta de alimento para a população mundial, o Sesc Piracicaba promove na próxima sexta, 4 de dezembro, às 19h30, um debate sobre o assunto com a presença de Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, e também dos pesquisadores brasileiros Prof. Dr. Antonio Roque Dechen, Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Bioenergia e Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP), e o Prof. Dr. Reinaldo Bertola Cantarutti, Secretário Geral da Sociedade Brasileira do Solo. O encontro é a sétima edição do projeto Diálogos Sustentáveis, realizado em parceria com a Assessoria de Comunicação (Acom) / TV USP – ESALQ/USP, tem entrada gratuita e acontecerá no Teatro da Unidade local.

“A proposta dessa edição é despertar o interesse sobre o tema a fim de que as pessoas entendam a importância de uma manutenção saudável do solo e abordá-lo também pelo viés das questões sociais já que o tema do Dia Mundial da Alimentação de 2015 foi "Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural", afirma a programadora da atividade no Sesc Piracicaba, Suellyn Camargo.

Sobre os palestrantes:

Alan Bojanic é o representante da FAO no Brasil, engenheiro agrônomo e economista agrícola boliviano; mestre em Economia Agrícola e Ciências Políticas; e doutor em Economia Ambiental. Já liderou as atividades da referida organização no Chile, Costa Rica e no escritório regional para América Latina e Caribe, além de ter sido Coordenador da Equipe Multidisciplinar da FAO para a América do Sul. Com mais de 20 publicações científicas sobre temas agropecuários, florestais e de economia agrária, assumiu a representação do escritório brasileiro em março de 2013.

Prof. Dr. Reinaldo Bertola Cantarutti é atualmente o Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Solos e Nutrição de Planta, desenvolve pesquisas em dinâmicas do nitrogênio no sistema solo-planta. É também Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa com regime de dedicação exclusiva e presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Solos da mesma instituição.

Prof. Antonio Roque Dechen é Coordenador do Núcleo de Apoio a Pesquisa em da Bioenergia e Sustentabilidade USP e Membro do Conselho do Agronegócio da FIESP. É Engenheiro Agrônomo pela USP; mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela USP; e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) também pela USP.