Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Alimente a mente

Biblioteca do Sesc Sorocaba oferece um acervo com mais de 4 mil obras [foto: Indiara Duarte/Sesc]
Biblioteca do Sesc Sorocaba oferece um acervo com mais de 4 mil obras [foto: Indiara Duarte/Sesc]

Repleta de obras que vão dos grandes clássicos até os contemporâneos da literatura nacional, a biblioteca do Sesc conta com um acervo aproximado com 4.000 obras. São títulos fundamentais para formação cultural com a possibilidade de empréstimo, por até duas semanas. Através do “Alimente a Mente”, o Sesc Sorocaba propõe uma verdadeira viagem pelo mundo das palavras, indicando títulos selecionados especialmente para o desenvolvimento crítico e social do leitor.

Quando falamos de literatura clássica, muitos remetem à ideia de livros difíceis, que exigem certo empenho para entendimento, principalmente por se tratar de vocabulário rebuscado. É justamente a riqueza dessas palavras que fazem dessas obras imortais. Histórias que influenciaram o mundo ao tratar de conflitos e paixões tão presentes em nosso cotidiano. Durante o mês de dezembro, sugerimos livros cuja genialidade, humor e inovação marcaram e continuam marcando gerações. Venha conosco nessa jornada literária!

Obras sugeridas:

• Dom Quixote
Autor: Miguel Cervantes
Um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. Ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança; Dom Quixote embarca em uma série de aventuras, em incursões pelas terras de La Mancha, Aragão e da Catalunha. Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico. O encanto da obra nasce do descompasso entre o idealismo do protagonista e a realidade na qual ele atua.

• Moby Dick
Autor: Herman Melville
O veterano do mar, Ismael, decide embrenhar-se em outro ramo da atividade marítima, a pesca de baleias. Para tal, embarca no navio The Pequod, comandado pelo velho capitão conhecido como Ahab, que possui um único e verdadeiro desejo: a baleia Moby Dick.

• Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Considerado “o romance dos romances”, chocou o mundo ao apresentar o conturbado casamento de Emma e Charles. Ela, uma mulher sonhadora, que aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Ele, um médico interiorano, tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Cada vez mais angustiada e frustrada, Emma busca no adultério uma forma de encontrar a liberdade e a felicidade.

• Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Narrado em primeira pessoa, seu autor é Brás Cubas, um "defunto-autor", isto é, um homem que já morreu e que deseja escrever a sua autobiografia. Nascido numa típica família da elite carioca do século XIX, do túmulo o morto escreve suas memórias póstumas começando com uma "Dedicatória": Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas.

• Morte em Veneza
Autor: Thomas Mann
Thomas Mann apresenta uma reflexão complexa sobre os desejos humanos com a história de Gustav von Aschenbach, um compositor austríaco que vai para Veneza buscando repouso, após um período de estresse artístico e pessoal. Sem encontrar a paz desejada, desenvolve uma paixão pelo jovem Tadzio, que está em férias com sua família.

• Ulisses
Autor: James Joyce
Um homem sai de casa pela manhã, cumpre com as tarefas do dia e, pela noite, retorna ao lar. Inspirado na Odisseia de Homero, Ulysses é ambientado em Dublin, e narra as aventuras de Leopold Bloom e seu amigo Stephen Dedalus ao longo do dia 16 de junho de 1904. Tal como o Ulisses homérico, Bloom precisa superar numerosos obstáculos e tentações até retornar ao apartamento na Rua Eccles, onde sua mulher, Molly, o espera. Uma mistura de numerosos estilos e referências culturais, num caleidoscópio de vozes que tem desafiado gerações de leitores e estudiosos ao redor do mundo.

• O Grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Em meio ao caos da Primeira Guerra Mundial, a sociedade americana vive um nível sem precedentes de prosperidade. O texto de Fitzgerald narra a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente ao enriquecimento para reconquistá-la.

• O Processo
Autor: Franz Kafka
'O processo' apresenta ao leitor o drama de Josef K, funcionário respeitado de um banco que, na manhã do seu trigésimo aniversário, é acusado e detido, apesar de não precisar ir para a prisão. A partir desse momento ele passa a ser um suspeito aos olhos de todos e começam a tratá-lo com desconfiança - inclusive no banco, onde seu trabalho é posto à prova. Josef inicia então uma peregrinação burocrática na tentativa de descobrir por que o acusam.

• O Estrangeiro
Autor: Albert Camus
Meursault  é um argelino que trabalha em um escritório em Paris e, em consequência de situações absurdas, mata um árabe.  Durante o julgamento, sua incapacidade em sentir remorso é posta à prova. A obra integra a “trilogia do absurdo” de Albert Camus, séries de reflexões sobre o conflito entre a tendência humana de buscar significado inerente à vida.

• Grande Sertão: Veredas
Autor: Guimarães Rosa
Considerado como um dos romances mais significativos para literatura brasileira. Guimarães Rosa imortaliza a linguagem característica do sertão através das palavras de Riobaldo, um ex-jagunço que expressa suas lutas, medos e amores em memórias.

 

o que: Biblioteca Sesc Sorocaba
quando:

De terça a sexta, das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

onde:

Sesc Sorocaba | Rua Barão de Piratininga, 555 | 15 3332-9933