Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os benefícios da corrida para as mulheres

A corrida é um dos esportes prediletos de muitas mulheres e engana-se quem pensa que elas vêm se interessando cada vez mais pela prática apenas pela estética. A modalidade, além de ser uma boa aliada no combate à depressão e ajudar a acabar com dores nas pernas e inchaços, traz muitos benefícios ao corpo feminino, como a diminuição dos sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) e da menopausa. Isso acontece por causa da endorfina, um dos principais hormônios liberados durante a prática do exercício. A substância, que auxilia no alívio do estresse, é conhecida como o hormônio da alegria por ser responsável por aumentar a sensação de bem-estar.

Podemos enumerar uma série de benefícios que o exercício proporciona como a ampliação do círculo de amizade, a possibilidade de observação e contato com a natureza, o conhecimento e equilíbrio da respiração, o cuidado com o corpo, além de ser estímulo para superação de limites, pois a prática exige disciplina e dedicação. É uma atividade democrática que pode ser praticada por mulheres de todas as idades – e pelos homens, é claro. Também é alternativa para as pessoas que não gostam de academia.

O instrutor de atividades físico-esportivas do Sesc Birigui, professor Adriano Camargo, explica que “a corrida propicia o fortalecimento de membros inferiores bem como adaptações gerais e específicas cardiovasculares. Promove também benefícios biológicos tais como colesterol e triglicérides”. O profissional pondera que a prática contribui na questão sociocultural, pois promove a interação entre o corredor, o meio ambiente e outros esportistas, além de causar sensação de bem-estar e relaxamento por meio da liberação de hormônios. Adriano Camargo ministra as aulas de Corrida de Rua que conta com 46 alunos matriculados.

A corrida pode, inclusive, auxiliar as mulheres na diminuição dos líquidos retidos pelo organismo porque pessoas do sexo feminino costumam guardá-los em maior quantidade quando comparadas ao sexo masculino. Quando estocados, causam até mesmo celulites. O problema pode diminuir com a tonificação dos músculos da perna, que ajuda na circulação sanguínea e na drenagem da água no corpo. 

Além de todos os benefícios, a corrida pode ser um momento de prazer para a mulher no que se refere à questão do estilo. Nesse quesito também é preciso estar atenta. É importante optar por roupas leves, shorts de elanca, blusas com tecidos que absorvem o suor, um top para melhor sustentação dos seios, acessórios como óculos e boné e, obviamente, o velho amigo protetor solar. Nos pés a preocupação é um pouco maior. É necessário fazer o teste de pisada para descobrir qual é o melhor tênis para a praticante, o que ajuda na diminuição do impacto e no aumento do rendimento. Os estabelecimentos de artigos esportivos realizam o teste.

Deve-se ressaltar que antes de começar a prática de qualquer exercício físico é necessário consultar um médico. No caso da corrida não é diferente. A visita a um cardiologista para checar as condições do coração é indispensável. Alguns exames também não podem ser descartados como o hemograma para conferir o grau de anemia, o eletrocardiograma, o eco cardiograma e, por fim, mas não menos importante, o teste de aptidão física. Além disso, a corredora deve levar em consideração que o corpo feminino passa por vários estágios ao longo do mês em decorrência do ciclo menstrual e isso interfere, e muito, no rendimento na modalidade.
 

Quer participar mas ainda não corre?
Conheça Move.Me
o aplicativo de corridas da
campanha Move Brasil.