Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Arte e informação na luta contra a Aids

O público do Sesc Pinheiros mostrou atitude na luta contra a Aids. (Foto: Keka Georgino)
O público do Sesc Pinheiros mostrou atitude na luta contra a Aids. (Foto: Keka Georgino)

Grafite, debate, música, abraços, laços vermelhos: o Dia Mundial de Luta contra a Aids 2015 ganhou diversas expressões nas unidades do Sesc São Paulo. Tudo isso para reforçar a importância de refletir sobre a doença, discutir prevenção, diagnóstico e tratamento e, junto com o público, combater o preconceito.

“Desde o início, a missão do Sesc é de informar, educar, para que as pessoas vivam melhor em sociedade. Essa ação não pode ser um só dia, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, tem que ser constante. Nós que estamos aqui hoje precisamos levar a informação adiante. O cuidado é pra todos nós”, afirmou Joel Padula, Superintendente Técnico-Social do Sesc, durante atividade no Sesc Vila Mariana.

Confira algumas das ações realizadas nas unidades:

Vila Mariana
A ativista Micaela Cyrino e o jornalista Lucas Bonano participaram de roda de conversa no Sesc Vila Mariana. Estratégias para a prevenção, conscientização e as dificuldades do tratamento foram alguns dos temas da discussão, que também teve participação de Roseli Tardelli, idealizadora da Agência Aids. Logo depois, Luiz Gayotto e Kleber Albuquerque fizeram uma releitura de sucessos de Cazuza. Assista:



Pinheiros
A interveção no Sesc Pinheiros começou com uma pergunta: Qual a sua atitude em relação à Aids?


(Foto: Ricardo Ferreira)

O público respondeu com tinta, arte e solidariedade:


(Foto: Cris Komesu)

Mensagens como "menos preconceito", "proteja-se", "respeito" e "camisinha já!" ficaram marcadas neste grande mural, construído por pessoas de todas as idades, com mediação  do Instituto Cultural Barong e do artista grafiteiro Tito Ferrara. "Trabalhamos com o lúdico, o inusitado, com co-criação. O painel muda a toda hora com a ação das pessoas, assim como a epidemia também se transforma", afirma a Marta McBritton, do Barong. Da fila para o almoço, o corretor de imóveis Rubens Queiroz observou a movimentação na praça e resolveu deixar sua contribuição. Escreveu "pense" no mural: "Acho que precisamos pensar a nossa atitude em relação à prevenção", disse. 


Ribeirão Preto 
Os meninos do canal Chá dos 5 quebraram tudo (inclusive preconceitos) num debate sobre HIV cheio de bom humor e leveza no Auditório do Sesc Ribeirão. O encontro foi tão bacana que virou vídeo no canal:


Catanduva
Informações e dados sobre a doença, tratamento e prevenção foram abordados em conversa com a médica Marceli Cezaretto, logo antes do show de Lilian Jardim em tributo ao Cazuza no Sesc Catanduva. 


(Foto: Paola Brunelli)


Florêncio de Abreu
A exposição Aids: As Melhores Notícias da Década foi uma das atividades no Sesc Florêncio de Abreu para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Dez reportagens com temas positivos sobre a Aids, tais como o aumento do acesso ao tratamento, desenvolvimento de novas terapias, os progressos contra a discriminação de soropositivos, entre outros, foram expostas nos andares da unidade. 


(Foto: Cris Komesu)


Campo Limpo
Música e informação: o Sesc Campo Limpo trouxe a intervenção Tardes Brancas junto com a campanha de orientação Fique Sabendo, com equipes do Centro de Testagem e aconselhamento – CTA Parque Ipê.


(Foto: Pâmela Ellen)


Thermas de Presidente Prudente
Com inspiração no movimento Free Hugs, que difunde a ideia do “Abraço Grátis”, muitos abraços foram distribuídos no Sesc Thermas. O gesto foi acompanhado de informações sobre a campanha realizada, a prevenção e as principais formas de contágio do vírus HIV, além do símbolo da campanha mundial: o laço vermelho. 


(Foto: divulgação)


Taubaté
A intervenção Tardes Brancas envolveu o público a partir de músicas de Cazuza e poemas de Caio Fernando Abreu, promovendo uma delicada homenagem que ressaltou a importância de atitudes de sensibilidade, respeito e coragem perante a vida.


(Foto: Viviane Rheim)


Bauru
Obras originais e reproduções de artistas como Aldemir Martins, Manabu Mabe e Nelson Leirner, produzidas para Campanha de Sensibilização sobre a AIDS em 1995, compõem a exposição Contato, em cartaz no Sesc Bauru até 03 de janeiro.  A mostra propõe um contato que propicie novas discussões, maior conscientização e prevenção da doença, compondo uma ativa promoção da saúde, bem-estar e valorização da vida.


(Foto: Davison Alvares)