Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Foto: Roberto Assem
Foto: Roberto Assem

SESC VERÃO COLOCA PÚBLICO EM CONTATO COM MODALIDADES OLÍMPICAS E PARALÍMPICAS

Polo aquático, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, badminton e atletismo são alguns dos esportes apresentados ao público durante a 21ª edição do Sesc Verão, que neste ano tem como foco as modalidades olímpicas e paralímpicas. Aproveitando o mote da realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, entre os dias 8 de janeiro e 28 de fevereiro as unidades da capital, litoral e interior oferecem atividades esportivas, torneios, campeonatos, aulas abertas, clínicas e bate-papos com atletas de diversas modalidades esportivas.

Com o tema “Qual o esporte que te move?”, a edição 2016 tem como objetivo apresentar ao público todas as modalidades olímpicas, inclusive aquelas menos menos conhecidas e praticadas pela população, além de difundir e valorizar as modalidades paralímpicas. “Evidenciar o esporte no Sesc Verão 2016 é aproveitar esse momento ímpar, com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, e deixar um importante legado para o desenvolvimento da cultura esportiva brasileira”, afirma a gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo Maria Luiza de Souza Dias.

Segundo a Pesquisa Diesporte, publicada em 2015, 45,9% da população brasileira é sedentária, número ainda maior na Região Sudeste, onde 54,4% das pessoas não praticam esportes ou atividades físicas. Por isso, desde 2012 a intenção do Sesc Verão é chamar a atenção para a importância do esporte no dia a dia, mostrando que essa prática pode ser lúdica, prazerosa e acessível para qualquer um. “A proposta é sensibilizar as pessoas para a importância do esporte no cotidiano e sua influência na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar”, completa Maria Luiza.

“Evidenciar o esporte no Sesc Verão 2016 é aproveitar o momento ímpar, com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, e deixar um importante legado para o desenvolvimento da cultura esportiva brasileira”

Maria Luiza de Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo

Confira a programação em sescsp.org.br/sescverao2016

 

LIRA PAULISTANA: 30 ANOS

Trinta anos após o encerramento das atividades do Teatro Lira Paulistana, reduto cultural paulistano entre as décadas de 1970 e 1980, o Sesc Ipiranga traz uma programação de shows, filmes e bate-paposcom figuras que fizeram história nesse cenário e novos nomes que buscam inspiração nesses artistas. Em janeiro e fevereiro, a programação traz artistas como Língua de Trapo, Iara Rennó, Tetê Espíndola, Luiz Tatit, Livia Nestrovski e Arrigo Barnabé, que no dia 27 apresenta também uma aula show. Além de mostrarem a variedade cultural que circulava pelo Lira, as atividades buscam promover o debate sobre a vanguarda cultural brasileira atual e os espaços de onde emana a produção musical independente em São Paulo.

Saiba mais na programação.

 

OCUPAÇÃO

Entre 9 e 18 de dezembro ocorreu a Ocupação Sesc Parque Dom Pedro II, no espaço concedido pela Prefeitura de São Paulo para a construção de nova unidade Sesc no centro histórico da cidade. Atualmente coordenado pelo Sesc Carmo, o espaço recebeu uma
programação com música, teatro, artes visuais, literatura, dança, cultura digital e esportes. Entre as atrações, estiveram presentes Alceu Valença, Thereza Alves, Ilú Obá de Min e Trio Virgulino. A Ocupação Sesc Parque Dom Pedro II segue com programação nos meses de janeiro e fevereiro.

Confira a programação da Ocupação Sesc Pq. Dom Pedro II.

 

PRÊMIO JABUTI

As Edições Sesc São Paulo tiveram três publicações entre as principais colocadas na 57ª edição do Prêmio Jabuti. Na categoria Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia, o livro Os pioneiros da habitação social no Brasil: volume 1 – cem anos de política pública no Brasil, de Nabil Bonduki, obteve segundo lugar e Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro, de Vera Hamburger, ficou na terceira posição. Na categoria Capa, o segundo lugar ficou com a publicação Raízes errantes, da equipe de capistas Warrakloureiro, escrita pelo autor italiano Mauro Maldonato.

Saiba mais na Conteudoteca.

 

PREMIAÇÃO

O SescTV exibe em janeiro todos os títulos premiados durante a edição 2015 do Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, evento que ocorreu em agosto com mostras competitivas de conteúdos audiovisuais e interativos produzidos para crianças e adolescentes. Os conteúdos serão exibidos em três partes às sextas-feiras, às 20h, nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro. O primeiro programa abre com a série mexicana Mi Lugar, do Canal Once, que participou do festival na categoria Não Ficção – 7 a 11 anos – e retrata o México a partir do ponto de vista das crianças.

Saiba mais no sescsp.org.br/SescTV.

CAMPO LIMPO

No mês de dezembro, o Sesc assinou contrato de parceria com a Escola da Cidade para o desenvolvimento do projeto de arquitetura do novo centro cultural e desportivo do Campo Limpo. Dotado de instalações provisórias, o Sesc Campo Limpo atende a comunidade desde maio de 2014. Com a parceria, a proposta é fazer adaptações para a ampliação das instalações e o planejamento de novas edificações, processo que contará com atividades educativas como seminários e publicações. A Associação Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo, criada em 1996, é uma entidade sem fins lucrativos que congrega professores e profissionais da área de arquitetura e urbanismo.

 

“É cada vez mais difícil obter a disponibilidade das pessoas para, por exemplo, pensar em como se movem. Aprender a se concentrar é valioso em meio a toda essa turbulência”

Ivaldo Bertazzo, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. O coreógrafo esteve com o espetáculo Ensaio para um Gesto Orientado no Sesc Vila Mariana entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

 

“O passado é sempre uma narrativa construída seja a nível individual, seja a nível coletivo. A intenção nesse livro não é denunciar algo em particular. Quero sobretudo mostrar como é grave estarmos a fundar um presente na base de uma única versão do passado”

Mia Couto, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O escritor lançou o livro Mulheres de Cinzas (Companhia das Letras, 2015) no dia 25 de novembro, no Sesc Pompeia.